Tesla mostra como o sedã elétrico S anda sozinho
O motorista pode "intimar" o carro pelo smartphone para que este deixe a garagem e o apanhe na porta de casa
A Tesla, fabricante americana de carros elétricos, divulgou em seu canal do You Tube um vídeo promocional que demonstra a comodidade dos recursos de condução autônoma de seus veículos, usando o sedã Model S.
A intenção da marca no vídeo é reproduzir o que seria um dia normal no cotidiano do consumidor. Antes de sair de casa, o proprietário pode "intimar" (em tradução livre do termo "summon") o carro pelo smartphone, para que ele saia da garagem sozinho e encontre o motorista na porta de casa.
Já na rua, ao acessar uma via expressa bem sinalizada, o motorista aciona o assistente de condução autônomo, que permite que o carro trafegue numa velocidade constante, contornando as curvas sozinho e seguindo o tráfego adiante. O veículo também pode alternar de faixa de maneira autônoma, bastando sinalizar (caso haja espaço para tanto).
Importante salientar que mesmo nesta condição autônoma, o vídeo toma o cuidado de não mostrar o motorista tirando as mãos do volante. Como o recurso ainda é limitado, a recomendação da fabricante (e de todas as outras que oferecem tecnologias parecidas em seus modelos) é a de deixar as mãos no volante, ainda que o carro esteja seguindo sozinho, por questões de segurança, caso o condutor precise assumir o comando do automóvel.
Por fim, o Model S do proprietário pode estacionar na vaga sozinho ao chegar ao destino. Foi uma boa sacada da Tesla, que trouxe uma realidade mais próxima ao seu público-alvo a praticidade do assistente autônomo, já que muitos consumidores por vezes nem sabem o que o carro é capaz de fazer.