Novos VW T-Cross e Nivus serão híbridos e chegam até 2028, diz site
Novas gerações dos Volkswagen T-Cross e Nivus devem contar com a inédita plataforma MQB Hybrid e terão novo motor 1.5 turbo flex híbrido
Ao que tudo indica, os Volkswagen T-Cross e Nivus terão novidades em breve. De acordo com informações do site Autos Segredos e da revista Autoesporte, as novas gerações dos SUVs serão híbridas e produzidas em São Bernardo do Campo (SP). Os dois modelos farão parte do pacote de 16 novidades que a marca alemã anunciou para o Brasil até 2028, e devem chegar ao mercado a partir do ano que vem.
Sendo assim, os novos T-Cross e Nivus terão a nova plataforma MQB Hybrid, que equipará os carros eletrificados da marca fabricados no Brasil. A nova base será uma evolução da MQB-A1 (também conhecida como MQB 37) usada pelo Golf de sétima geração, que é maior do que a MQB-A0 do Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e do futuro Tera.
Anteriormente, os rumores indicavam que os dois novos carros da Volkswagen que seriam feitos na fábrica de Anchieta apontavam que o Tayron poderia ser um dos modelos. No entanto, a revista Autoesporte obteve um documento que afirma que o primeiro deles é tratado internamente como o novo T-Cross, que chega entre 2026 e 2027. Já o segundo será um SUV cupê, o que indica ser o sucessor do Nivus, que será lançado até 2028.
A base MQB-A1, que é utilizada atualmente pelo Jetta e Taos, ganhará uma nova arquitetura eletrônica mais moderna, permitindo a instalação de sistemas híbridos e itens de segurança mais avançados. Essa atualização teria custo menor do que implementar a plataforma MQB Evo do Golf de oitava geração, que é utilizada na Europa.
Outra vantagem da nova base seria a largura maior, permitindo o ganho de porte dos modelos nacionais, uma vez que a base MQB-A0 não comporta sistemas híbridos avançados e tem porte menor. Os detalhes sobre os dois modelos ainda são escassos, mas ambos os modelos devem crescer em dimensões, principalmente em largura.
No entanto, eles não deixarão o segmento de SUVs compactos. O visual deve ter inspiração nos novos SUVs europeus da Volks, como a segunda geração do T-Roc, que será revelada nos próximos meses, e os novos Tiguan e Tayron. Também são esperadas melhorias no acabamento, um dos pontos mais criticados da dupla.
Sob o capô, os novos T-Cross e Nivus devem contar com o motor 1.5 eTSI Evo2 de 150 cv e 250 Nm em versão flex. Na Europa, o motor 1.5 TSI também conta com diferentes níveis de hibridização, chegando a até 272 cv com um sistema híbrido plug-in. No Brasil, eles devem estrear com um sistema micro-híbrido de 48V, o que deve contribuir para números maiores de potência e de torque.
Além disso, o novo motor também conta com recursos como a desativação de cilindros – o que ajuda a economizar combustível – assim como a opção de turbos de geometria variável. O sistema MHEV de 48V, por sua vez, é mais avançado do que o da Stellantis, e permite até o desligamento do motor a combustão em algumas situações de condução.
Já a transmissão pode ser o automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, ou um automático convencional de oito velocidades. Outros níveis de hibridização, mais avançados, devem chegar posteriormente a outros modelos da marca alemã. As versões de entrada devem chegar com motores somente a combustão, incluindo o 1.0 TSI atual.