Novo Fiat 500 híbrido tem motor 1.0 de Argo e Mobi e sistema de 12V de Pulse e Fastback
Versão foi criada para atender demanda por modelo mais barato do que versões elétricas vendidas até então
A Fiat finalmente revelou para o mercado europeu a versão com motor a combustão do 500, que até então era vendido apenas com motorização elétrica. A novidade é um adendo ao projeto, já que originalmente, a geração atual do 500 realmente não previa uma versão com motor a gasolina. Mas mudanças no panorama global, com a demora na aceitação dos carros elétricos e da implantação da infraestrutura em diversos países, forçaram a Stellantis a desenvolver a alternativa.
Talvez por isso a saída tenha sido utilizar o menor motor produzido atualmente pelo grupo, o 1.0 FireFly de três cilindros, o mesmo utilizado por Argo e Mobi, mas com sistema híbrido-leve. Nesta configuração, o conjunto entrega 70 cv com o mesmo sistema que hoje está nos Pulse e Fastback Hybrid. O câmbio é manual de seis marchas.
Agora, a nova opção poderá permitir a Fiat encerrar a produção do antigo 500 de vez, concentrar os esforços no novo Grande Panda, além de ganhar escala no novo 500, que é fabricado em Turim, na Itália.
O 500 1.0 FireFly será oferecido nas carrocerias hatch, Cabrio e três portas, esta com um arranjo semelhante ao que a antiga Strada trazia por aqui, com uma terceira porta estilo suicida para facilitar o acesso ao banco traseiro. Também terá o mesmo nível de equipamentos de conforto, comodidade e segurança do modelo elétrico, com painel digital, central multimídia de 10,25?, 6 airbags e assistências ao motorista completas.
No Brasil, pelo menos por enquanto o 500 continua à venda na versão elétrica Icon, cujas unidades disponíveis ainda são da linha 2022. O preço de tabela é de R$ 214.990. Ainda não há informações sobre a possível vinda da versão a gasolina com câmbio manual para o País.
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