Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo conceito da Volkswagen antecipa carro elétrico popular da marca alemã

Na briga contra as chinesas BYD e GWM, futuro Volkswagen ID.1 chega em 2027 e promete custar menos do que um Nivus no Brasil

6 mar 2025 - 10h49
Compartilhar
Exibir comentários
Conceito Volkswagen ID.Every1
Conceito Volkswagen ID.Every1
Foto: VW/Divulgação

A Volkswagen está de olho no segmento de carros elétricos de entrada. Até por isso, a marca alemã revelou na última quarta-feira, 5, o conceito ID.Every1, que antecipa o futuro Volkswagen ID.1. Com data de estreia para 2027, o novo Volkswagen ID.1 será um hatch elétrico compacto e custará aproximadamente 20.000 euros (cerca de R$ 120 mil). 

Na Europa, o futuro Volkswagen ID.1 será o sucessor espiritual do finado Up. Esse fato foi enfatizado pela própria marca alemã em suas redes sociais, colocando o conceito ID.Every1 ao lado dos antigos Up e Lupo. Ele brigará diretamente com os novos Renault Twingo e Citroën e-C3, além dos modelos chineses da BYD e GWM. 

Conceito Volkswagen ID.Every1
Conceito Volkswagen ID.Every1
Foto: VW/Divulgação

Na linha da Volkswagen, o futuro ID.1 representa um marco importante para os carros elétricos da marca. Junto ao ID.2 – que terá porte semelhante ao Polo e que chega ainda este ano, o ID.1 terá a missão de aumentar o volume de vendas dos elétricos da Volkswagen, que vendem consideravelmente menos do que os carros a combustão da montadora. 

Com preço estimado em 20.000 euros, o VW ID.1 será um dos carros mais em conta da marca alemã, ficando pouco acima do Polo. Para efeito de comparação, esse valor seria mais baixo do que o atual Nivus Comfortline (R$ 143.490). O próprio nome da versão conceitual – ID.Every1, um trocadilho com a palavra everyone (todo mundo) em inglês, deixa claro a missão do ID.1 ser um carro popular. 

Até por isso, a expectativa pelo sucesso do modelo é grande. O design do conceito ID.Every1 traz linhas mais retas com cantos arredondados, em estilo mais minimalista e moderno. A dianteira tem como destaque as luzes de LED nos faróis retangulares e no para-choque. Visualmente, há uma série de elementos característicos de carros clássicos da Volks.

É o caso da grade frontal com design horizontal que conecta as luzes na dianteira. Na lateral, o modelo tem uma larga coluna “C”, como no Golf. Já na traseira, as lanternas têm formato retangular, e a tampa do porta-malas é feita em vidro, como no finado Volkswagen Up europeu.

Conceito Volkswagen ID.Every1
Conceito Volkswagen ID.Every1
Foto: VW/Divulgação

Grande parte das linhas deve se repetir na versão de produção do ID.1, que chegará ao mercado europeu em 2027. Poucas mudanças devem ocorrer apenas em alguns detalhes, como as maçanetas embutidas e as luzes em LED, que devem contar com soluções mais convencionais e de menor custo.

Ele será feito sobre a plataforma modular MEB, exclusiva para carros elétricos, que também será utilizada pelo ID.2. Medindo 3,88 m de comprimento e 1,81 m de largura, o Volkswagen ID.1 é um pouco menor do que o Polo atual (4,07 m). Por dentro, o modelo tem espaço para quatro passageiros e oferece 305 litros de capacidade no porta-malas.

Conceito Volkswagen ID.Every1
Conceito Volkswagen ID.Every1
Foto: VW/Divulgação

Já o layout interno é bem diferente dos demais modelos da família ID. O destaque fica para a central multimídia destacada do console, o painel digital e os botões físicos para acionamento de alguns comandos do carro. A versão conceitual conta com cores e detalhes chamativos, que podem não chegar à versão de produção. 

O modelo ainda adota soluções interessantes, como diferentes porta-objetos, um console central deslizável e um speaker Bluetooth removível, que pode ser utilizado fora do carro como as famosas caixas de som da JBL. Em relação à motorização, a Volkswagen não revelou muitos detalhes.

Conceito Volkswagen ID.Every1
Conceito Volkswagen ID.Every1
Foto: VW/Divulgação

A marca apenas adiantou que o futuro ID.1 terá um motor elétrico dianteiro de 95 cv. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 130 km/h, e o alcance é de cerca de 250 km no ciclo WLTP europeu, algo próximo aos 175 km no ciclo do Inmetro. Como o lançamento do novo Volkswagen ID.1 ocorrerá apenas em 2027, a marca alemã deve mostrar outras versões conceituais do modelo antes disso.

Nos próximos anos, a Volkswagen ainda pretende lançar novas gerações elétricas do Golf e do SUV T-Roc, que serão feitas sobre a nova plataforma SSP. Para o mercado brasileiro, os ainda inéditos ID.1 e ID.2 podem chegar daqui a alguns anos para brigar com os elétricos de marcas chinesas. No entanto, ainda não há uma data para o lançamento da dupla no país.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade