Novo BMW iX2: maior, melhor (e mais caro); já dirigimos
Primeiras impressões: segunda geração do BMW X2 evolui em novas versões a combustão e elétrica de 313 cv pra se destacar entre os SUVs cupês
Vendido entre 2018 e 2022 no mercado brasileiro, o BMW X2 quer uma nova chance de brilhar no Brasil. Até por isso, a segunda geração do SUV cupê retorna ao país em duas versões, a X2 xDrive20i M Sport (combustão) e iX2 xDrive30 M Sport (elétrica). Mas será que ele se destaca em relação ao irmão mais velho X1?
O Guia do Carro já testou os novos BMW X2 e iX2 entre as cidades de Guarulhos (SP) e Campos do Jordão (SP), em um trajeto de mais de 200 km somando as duas versões, que fazem parte das 20 novidades que a BMW e a Mini trarão ainda em 2024 ao Brasil. Os novos BMW X2 e iX2 são produzidos em Regensburg (Alemanha), e não têm previsão de serem feitos no Brasil.
Até por isso, a BMW adotou um posicionamento bem claro em relação ao modelo. Ao contrário do X1 – modelo do qual o novo X2 deriva e com o qual compartilha a plataforma UKAL2 – que tem mais versões e produção local, os novos BMW X2 e iX2 chegam ao país em versões únicas e mais equipadas, sendo um degrau entre o X1 e o X3.
A ideia, portanto, não é sobrepor os modelos, e sim destacá-los como diferentes opções e patamares. Essa ideia também passou pelas dimensões do novo X2, que cresceu 19,4 cm em comprimento (4,55 m) em relação ao antecessor, 2,1 cm em largura (1,84 m), e 6,4 cm em altura (1,59 m). Já o entre-eixos (2,69 m) ficou 2,2 cm maior.
Graças ao crescimento do modelo, há rumores de que ele vá até mesmo substituir indiretamente o BMW X4, que deve contar apenas com uma versão 100% elétrica na próxima geração. Voltando ao X2, ele é considerado pela BMW um Sports Activity Coupé (SAC) por conta da carroceria com caimento cupê.
Em relação ao design, a BMW tentou dar um aspecto mais robusto ao novo X2, que perdeu o jeitão de hatch "bombado" da geração anterior. Agora, o modelo lembra mais os irmãos maiores X4 e X6, pelo menos nas proporções da carroceria. Ele também se diferencia bem do X1 pelos faróis, para-choques e capô diferentes, além do caimento cupê.
Visualmente, confesso que não havia simpatizado muito com os novos BMW X2 e iX2 nas primeiras fotos divulgadas na Europa. No entanto, a dupla é bem agradável pessoalmente, apesar deste aspecto ser um ponto mais subjetivo. A grade frontal em formato duplo rim manteve o tamanho convencional, o que deve agradar aos fãs mais ortodoxos da marca.
Ela ainda conta com um contorno em LEDs, um recurso visual que a BMW chama de Iconic Glow. Na versão a combustão, a peça traz design mais aberto e detalhes em formato de diamante, enquanto na elétrica iX2 o acabamento é fechado. As rodas são sempre de 20", mas também contam com design diferente para cada versão. Além disso, todos os BMW X2 e iX2 vendidos no Brasil terão o pacote visual M Sport.
Na traseira, o teto conta com caimento mais acentuado, e as lanternas de LED invadem a tampa do porta-malas. E por falar nele, a capacidade é de 525 litros (iX2) ou de 560 litros (X2). Logo abaixo, a placa fica abrigada no para-choque, que traz saídas de escapamento apenas na versão a combustão X2.
O interior é um dos destaques dos novos X2 e iX2. A dupla conta com um painel digital de 10,25" e uma multimídia de 10,7" com Android Auto e Apple CarPlay. Enquanto o painel digital oferece uma boa resolução, os mostradores de velocidade e conta-giros poderiam ter uma visualização um pouco melhor, ainda que o sistema ofereça diferentes opções de layout.
Uma alternativa poderia ser um estilo de visualização inspirado nos antigos BMW, com informações concentradas em mostradores redondos. A central multimídia, no entanto, oferece funções bem intuitivas e rápidas, com o sistema iDrive 9 inteligente e comandos por voz. Ela também oferece os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
No entanto, ao utilizar a navegação integrada, é possível contar com funções de realidade aumentada que facilitam a identificação dos trajetos ao dirigir. O head-up display também conta com algumas indicações de direção, um ponto muito positivo para o trânsito no dia-a-dia.
O acabamento conta com materiais de boa qualidade, com superfícies emborrachadas e metálicas em todo o painel e parte das portas. Neste ponto, o novo BMW X2 se destaca até mesmo em relação ao X1, ainda que o layout minimalista dos dois SUVs tenha a mesma base. Os bancos são revestidos em couro sintético e são bem confortáveis.
Na parte de trás, o espaço para pernas é bom, e a largura também. No entanto, para algumas pessoas mais altas, o caimento do teto – que é panorâmico e fixo – pode incomodar um pouco. Não se trata, no entanto, de uma falha de projeto, e sim de uma escolha de design.
Ao volante, há alguns pontos em comum entre os modelos X2 e iX2. A posição de dirigir é excelente, e há uma boa visibilidade, com exceção da traseira. Neste caso, no entanto, há um sistema de câmeras 360º e realidade aumentada. A dinâmica do carro é muito boa, e mesmo com a carroceria mais alta de um SUV, ele faz das curvas um habitat natural, algo que sentimos em trechos do nosso test drive pela serra de Campos do Jordão.
A suspensão filtra bem os impactos e imperfeições mesmo em trechos mais irregulares e com rodas de 20". Além disso, também passamos por trechos com valetas e o novo X2 não raspou a carroceria em momento nenhum. Todos esses aspectos valem para ambos os modelos, que possuem a mesma plataforma.
Em relação à motorização, o novo X2 traz um 2.0 turbo de 204 cv e 300 Nm, sempre com câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. A tração é integral nas quatro rodas, algo que o X1 oferece apenas na versão elétrica iX1 no Brasil – viu como o novo X2 é posicionado em um degrau acima?
Com esse conjunto, o novo BMW X2 a combustão acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos e chega aos 231 km/h de velocidade máxima. Ao acelerar, de fato não falta força para o SUV, mesmo em situações de ultrapassagem, arrancada ou retomada. No entanto, a boa dinâmica deixa aquele gostinho de quero mais.
Essa sensação pode ser satisfeita de duas formas. Uma delas será com a nova versão esportiva M35i, que tem um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, mas com 300 cv e 400 Nm. Ela chegará ao país até o fim deste ano. Caso você tenha um pouco mais de dinheiro no bolso e seja mais ansioso, há o iX2 disponível desde já.
Ele conta com dois motores elétricos, um em cada eixo. Juntos, eles oferecem 306 cv de potência – 313 cv com o modo Boost ativado por 10 segundos – e 494 Nm. A tração também é nas quatro rodas, e o alcance é de 337 km no ciclo do Inmetro (PBEV). Nesta versão, há além da potência extra, o torque disponível de forma instantânea.
Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h baixa para 5,6 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h para preservar a carga das baterias. Por falar em bateria, o novo BMW iX2 carrega 100% de sua bateria em 6h30 na BMW Wallbox configurada em 11 kW.
Em carregadores rápidos de até 100 kW, são necessários 38 minutos para recarregar de 10 a 80%, faixa de recarga mais comum em deslocamentos. Os novos BMW X2 xDrive20i M Sport (R$ 388.950) e BMW iX2 xDrive30 M Sport (R$ 443.950) já estão à venda nas concessionárias da BMW no Brasil em oito opções de cores para a carroceria e três opções de acabamento interno. Ambos chegam ao Brasil com o programa BSI gratuito pelo período de quatro anos e sem limite de quilometragem.
Em conclusão, os novos BMW X2 e iX2 amadureceram bastante em relação ao modelo original. Ainda que o design não agrade a todos, a BMW corrigiu algumas críticas da primeira geração, como o espaço interno, e melhorou o modelo em aspectos importantes, como o acabamento.
Caso você esteja de olho em um SUV cupê, o X2 pode ser uma boa escolha para a sua garagem. Isso também vale para a versão elétrica iX2, caso ele esteja dentro do seu orçamento e você tenha o costume de utilizar o carro em longas viagens em estradas e no interior do país.