Nova geração do Lexus ES tem versões híbrida e elétrica e mudança radical no visual
Novo sedã grande da marca cresce e passa dos 5 metros de comprimento, mas não ameaça reinado do topo de linha LS
A Lexus apresentou oficialmente a nova geração do sedã ES, que estreia com um visual totalmente reformulado, novas opções de motorização e mais tecnologia a bordo. Previsto para chegar às ruas apenas em meados de 2026, o modelo traz pela primeira vez uma versão 100% elétrica, que será vendida ao lado das conhecidas variantes híbridas.
O design do novo ES é fortemente influenciado pelo conceito LF-ZL, apresentado há cerca de um ano e meio. A versão de produção suaviza um pouco as linhas arrojadas do protótipo, mas ainda assim representa uma ruptura significativa em relação à geração anterior, inclusive com o fim da tradicional grade dianteira de proporções exageradas. Em seu lugar, destaca-se uma frente mais limpa e moderna, com entradas de ar integradas e um novo conjunto óptico.
Na lateral, chamam atenção os vincos marcantes e a faixa em preto brilhante que atravessa as portas, solução que pode dividir opiniões. Na traseira, as lanternas agora contam com elementos em formato de "L" reposicionados mais abaixo, e o nome "Lexus" substitui o logotipo no centro da barra luminosa.
O interior do novo ES também passou por uma reformulação completa, adotando uma abordagem minimalista e tecnológica. Destaque para o painel digital de 12,3? e a central multimídia com tela de 14?, agora acompanhada de botões sensíveis ao toque e comandos físicos estratégicos, como o tradicional botão de volume.
Algumas versões ainda contarão com uma terceira tela voltada ao passageiro dianteiro. O volante exibe o nome "Lexus" gravado em relevo no lugar do emblema, enquanto a alavanca de câmbio convencional dá lugar a um seletor compacto.
O teto panorâmico eletrocrômico e os bancos traseiros com função de massagem e controle climático dedicado elevam o nível de sofisticação. Um acabamento interno com visual de bambu e painel com impressão 3D reforçam o novo posicionamento visual do modelo.
O ES 2026 cresceu em todas as dimensões. Agora com 5,14 metros de comprimento (aumento de 16,5 cm), o sedã ficou mais próximo de rivais do segmento executivo, embora a Lexus tenha confirmado que o ES não substituirá o LS, seu sedã topo de linha. A distância entre-eixos aumentou 8 cm, totalizando 2,95 metros, o que deve se traduzir em mais conforto para quem viaja no banco traseiro. A largura também subiu para 1,92 metro, e a altura varia entre 1,55 m para o híbrido e 1,56 m para o elétrico.
A nova linha ES terá opções de motorização híbrida e elétrica. No caso dos híbridos, haverá duas configurações com motores 2.0 turbo ou 2.5 aspirado — mas apenas a versão mais potente, de 244 cv, será oferecida nos Estados Unidos, com tração dianteira ou integral. O modelo menos potente, com 194 cv, será exclusivo de outros mercados. As acelerações de 0 a 100 km/h vão de 7,8 a 9,4 segundos, a depender da configuração.
A grande novidade é a chegada do ES 350e e ES 500e, versões totalmente elétricas. O 350e tem 221 cv, tração dianteira e autonomia de 426 km no ciclo chinês CLTC (aproximadamente 483 km estimados nos EUA). Já o 500e traz dois motores, tração integral e 338 cv, acelerando de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, mas com autonomia reduzida para 379 km no CLTC.
Além da nova plataforma TNGA GA-K com maior rigidez estrutural, o ES 2026 estreia com suspensão traseira multilink e direção nas quatro rodas, permitindo até 4 graus de esterçamento nas rodas traseiras — o que melhora a manobrabilidade em baixas velocidades e a estabilidade em altas.
As rodas variam entre 18 e 21 polegadas, mas os valores de autonomia divulgados referem-se às versões equipadas com aro 19. O peso do sedã também aumentou: vai de 1.785 kg (ES 300h) a 2.285 kg (ES 500e AWD).
Com essa nova geração, a Lexus posiciona o ES como um sedã global ainda mais competitivo, agora com variantes eletrificadas e um design que une luxo, tecnologia e esportividade. Ainda não há confirmação sobre o lançamento no Brasil, mas dada a crescente eletrificação da marca por aqui, o novo ES pode ser uma peça importante no futuro portfólio nacional da Lexus.