Nova geração do Kia Stonic estreia e já está em homologação no Brasil
Crossover muda completamente de visual, adota estilo dos carros elétricos da Kia, mas vai manter conjunto híbrido para ter preço brigador
A Kia finalmente fez a primeira mudança no Stonic, o hatch com jeitão de SUV compacto que a marca vende por aqui. O modelo ganhou um belo tapa no visual, ficando mais parecido com os lançamentos mais recentes da marca, com dianteira e traseira totalmente remodeladas, além de uma cabine bem mais moderna. O novo Stonic foi apresentado na Europa, mas está nos planos da importadora brasileira, o Grupo Gandini, que tem no modelo a entrada do portfólio.
O Stonic ganhou a grade dianteira fechada, característica dos elétricos da Kia, como os EV5 e EV9, bem como as luzes diurnas em formato de bumerangue, que começam na horizontal e caem pelas laterais da dianteira. Os faróis principais agora são verticais, de LED e a tomada de ar principal foi para a parte de baixo do para-choque, onde fica também o radar do controle de cruzeiro adaptativo, sistema que o atual Stonic não tem.
Atrás, o tratamento foi o mesmo, com novas lanternas de LED, tampa do porta-malas e para-choque, também com um ar mais moderno.
Mas é na cabine que o Stonic mais evoluiu. Saiu o jeitão já datado do painel antigo, que até enganava com mostradores digitais e uma tela míuda ao centro do cluster, em troca de duas telas de 12,3? para instrumentos e multimídia. O volante também é novo, e também há novos comandos sensíveis ao toque dedicados ao ar-condicionado.
O console central junto ao câmbio também foi redesenhado, trazendo botão de partida e acionamento do aquecimento dos bancos e volante, além do carregador sem fio para celulares, itens que o antigo Stonic também não oferecia.
A motorização deve continuar a mesma, com o 1.0 turbo a gasolina conectado a um sistema híbrido-leve e 48 volts. Agora, lá na Europa, o Stonic também será oferecido com uma opção mais barata, sem eletrificação. No entanto, o sistema deve ser mantido nas unidades trazidas ao Brasil, já que é o maior diferencial do carro frente aos rivais.
Atualmente, o Stonic é vendido em versão única por R$ 154.990, preço que se mudar deverá ser pouco, para que o modelo continue competitivo. Ele tem um sistema mais moderno do que o de Fiat Pulse e Fastback Hybrid, que é de 12 volts, conseguindo manter o motor desligado por mais tempo, e até mesmo com o carro em movimento em algumas situações.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!