Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nova geração da VW Amarok inicia fase de testes no Brasil

Picape é flagrada pela primeira vez toda camuflada, mas é possível ver detalhes da nova plataforma compartilhada com a marca chinesa SAIC

4 jul 2025 - 13h00
(atualizado às 13h25)
Compartilhar
Exibir comentários

No início de abril, a Volkswagen fez um anúncio de investimento na fábrica de General Pacheco, na Argentina. Na ocasião, a empresa confirmou o lançamento da nova geração da Amarok em 2027 feita na planta do país vizinho sobre uma base compartilhada da chinesa SAIC. Agora, a picape já está em testes.

Uma postagem dos perfis @placaverde e @primeiramarcha no Instagram mostra a nova VW Amarok toda camuflada em comboio. Em uma das imagens, é possível ver um modelo da Amarok atual à frente. São os primeiros testes de rodagem com a picape em solo brasileiro, mas é possível notar detalhes interessantes.

Para começar, a próxima VW Amarok será maior. Isso foi algo que antecipamos. A nova picape vai usar uma plataforma da SAIC, sócia da fabricante alemã há quatro décadas. A base será a da Maxus Terron, uma picape moderna e que oferece várias possibilidades de motorização.

A Maxus Terron tem 5,50 metros de comprimento, 2 m de largura, 1,86 m de largura e 3,30 m de distância entre-eixos. Ou seja, tem tamanho próximo ao da BYD Shark. Além disso, é só um pouco menor que picapes grandes como Ford F-150 e RAM 1500. Portanto, a próxima Amarok será realmente maior.

Próxima geração da picape Volkswagen Amarok já está em testes no Brasil sobre plataforma da chinesa SAIC
Próxima geração da picape Volkswagen Amarok já está em testes no Brasil sobre plataforma da chinesa SAIC
Foto: @placaverde/Instagram / Estadão

Outro trunfo é a possibilidade de oferecer versões híbridas HEV e do tipo plug-in PHEV. Ou até mesmo uma Amarok 100% elétrica, algo ainda difícil visualizar. Mais provável é a nova Amarok chegar às lojas de início com conjuntos híbridos. E sem abrir mão das tradicionais versões a diesel.

Um detalhe curioso no projeto chinês é o chassi "semi-monocoque". Apesar de comprida, a picape Maxus não tem, por exemplo, a clássica divisão da cabine com a caçamba - a estrutura é inteira. O formato das colunas traseiras inclusive foi o que entregou o parentesco com a nova Amarok.

Por dentro, a Maxus Terron - ou Interestellar X - é bem moderna. A picape tem duas telas de 12,3 polegadas no painel, carregador de celular por indução duplo para smartphones e poucos botões físicos. Entretanto, segundo a VW, a nova Amarok terá características próprias. Não será um "rebadge" (troca de logotipos).

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade