Nova geração da VW Amarok inicia fase de testes no Brasil
Picape é flagrada pela primeira vez toda camuflada, mas é possível ver detalhes da nova plataforma compartilhada com a marca chinesa SAIC
No início de abril, a Volkswagen fez um anúncio de investimento na fábrica de General Pacheco, na Argentina. Na ocasião, a empresa confirmou o lançamento da nova geração da Amarok em 2027 feita na planta do país vizinho sobre uma base compartilhada da chinesa SAIC. Agora, a picape já está em testes.
Uma postagem dos perfis @placaverde e @primeiramarcha no Instagram mostra a nova VW Amarok toda camuflada em comboio. Em uma das imagens, é possível ver um modelo da Amarok atual à frente. São os primeiros testes de rodagem com a picape em solo brasileiro, mas é possível notar detalhes interessantes.
Para começar, a próxima VW Amarok será maior. Isso foi algo que antecipamos. A nova picape vai usar uma plataforma da SAIC, sócia da fabricante alemã há quatro décadas. A base será a da Maxus Terron, uma picape moderna e que oferece várias possibilidades de motorização.
A Maxus Terron tem 5,50 metros de comprimento, 2 m de largura, 1,86 m de largura e 3,30 m de distância entre-eixos. Ou seja, tem tamanho próximo ao da BYD Shark. Além disso, é só um pouco menor que picapes grandes como Ford F-150 e RAM 1500. Portanto, a próxima Amarok será realmente maior.
Outro trunfo é a possibilidade de oferecer versões híbridas HEV e do tipo plug-in PHEV. Ou até mesmo uma Amarok 100% elétrica, algo ainda difícil visualizar. Mais provável é a nova Amarok chegar às lojas de início com conjuntos híbridos. E sem abrir mão das tradicionais versões a diesel.
Um detalhe curioso no projeto chinês é o chassi "semi-monocoque". Apesar de comprida, a picape Maxus não tem, por exemplo, a clássica divisão da cabine com a caçamba - a estrutura é inteira. O formato das colunas traseiras inclusive foi o que entregou o parentesco com a nova Amarok.
Por dentro, a Maxus Terron - ou Interestellar X - é bem moderna. A picape tem duas telas de 12,3 polegadas no painel, carregador de celular por indução duplo para smartphones e poucos botões físicos. Entretanto, segundo a VW, a nova Amarok terá características próprias. Não será um "rebadge" (troca de logotipos).
