Nova Frontier ou Ranger FX4? Comparamos as duas picapes
Comparamos as novas Nissan Frontier Pro-4X e Ford Ranger FX4 em 7 quesitos para descobrir qual das duas picapes vale mais a pena
O segmento de picapes médias é um dos mais quentes do mercado brasileiro. Para disputar espaço entre os demais modelos da categoria, a Nissan acaba de lançar a nova Frontier. A picape produzida na Argentina mudou no visual e ganhou novos equipamentos de série, ao mesmo tempo em que manteve o preço em algumas versões. Do outro lado, a Ford lançou recentemente a Ranger FX4, que une uma proposta off-road ao acabamento mais luxuoso e equipamentos extras. Mas qual das duas picapes se destaca mais?
Para descobrir essa resposta, selecionamos sete itens essenciais para um embate entre a recém-lançada Nissan Frontier Pro-4X – que é a nova versão topo de linha da picape japonesa – e a também recente Ford Ranger FX4, que conta com apelo off-road e requintado, ainda que esteja posicionada abaixo da versão Limited. Em relação aos dados de consumo, utilizamos a tabela do Inmetro.
As notas são dadas de 0 a 10, de acordo com os critérios do Guia do Carro. Portanto, cada carro pode somar no máximo 70 pontos no total dos 7 itens do comparativo. O objetivo deste tira-teima é oferecer uma comparação rápida, somente nos 7 itens mais importantes para a maioria dos consumidores. Numa análise com outros itens, o resultado pode mudar – ou não.
Potência
Sob o capô, a Ford Ranger FX4 conta com um motor 3.2 Duratorq turbodiesel de 200 cv de potência e 470 Nm de torque. Ele é associado a um câmbio automático de 6 marchas. No caso da nova Nissan Frontier, a versão Pro-4X manteve o motor 2.3 biturbo diesel de 190 cv e 450 Nm e o câmbio automático de 7 marchas. Em ambas as picapes, a tração é integral e conta com as funções 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida. Como oferece números superiores em potência e torque, a vencedora nesse quesito é a Ranger.
Consumo
As duas picapes são a diesel. De acordo com o Inmetro, a Nissan Frontier Pro-4X faz 9,1 km/l na cidade e 11,0 km/l na estrada. A autonomia média é de 10,05 km/l. Por outro lado, os números da Ford Ranger FX4 são de 8,4 km/l e 9,4 km/l, respectivamente. A média, portanto, é de 8,9 km/l. Com vantagem em todos os cenários, a vencedora nesse quesito é a nova Frontier.
Multimídia
A Ford Ranger FX4 é equipada com a central multimídia Sync de 8’’. Ela oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, AppLink, assistência de emergência, entrada USB, rádio AM/FM e conexão Bluetooth. O sistema também conta com suporte a comandos de voz. Já a Nissan Frontier Pro-4X conta com uma central multimídia de 8’’, que também oferece basicamente os mesmos recursos. Nesse caso, o resultado é um empate entre as duas picapes.
Segurança
Os dois modelos também trazem tração 4x4, o que aumenta muito a segurança em chuva (no asfalto) e dá ao carro muito mais segurança para transpor terrenos ruins. Com relação aos equipamentos de segurança, a Ford Ranger FX4 é equipada de série com 7 airbags, freios ABS com EBD, isofix e piloto automático. Já a Nissan Frontier Pro-4X conta com os mesmos itens – com exceção do airbag de joelho para o motorista – mas adiciona o novo pacote de segurança Intelligent Safety Shield.
Ele conta com alerta avançado de colisão frontal, assistente inteligente de frenagem, alerta inteligente de mudança de faixa, assistente de prevenção de mudança de faixa, alerta inteligente de atenção do motorista, alerta de ponto cego, assistente inteligente de ponto cego, visão 360º, detector de objetos em movimento, alerta de tráfego cruzado traseiro e assistente de altura e intensidade dos faróis. Como oferece mais itens, a vencedora nesse quesito é a Frontier.
Caçamba
A Ford Ranger conta com uma caçamba de 1.180 litros. Além disso, a versão FX4 também suporta uma carga útil de até 1.023 kg. Já a Nissan Frontier Pro-4X tem uma caçamba um pouco menor, que leva até 1.043 litros. Por outro lado, a picape da marca japonesa tem uma levíssima vantagem na capacidade de carga, já que pode carregar até 1.030 kg. Pela diferença de 137 litros no volume e apenas 7 kg a menos na capacidade, o resultado é favorável para a Ranger.
Preço
Junto com a nova versão Platinum, que traz visual mais luxuoso, a nova Nissan Frontier Pro-4X é uma das configurações topo de linha da picape produzida em Santa Isabel (Argentina). Com aspecto mais robusto e esportivo, a Frontier Pro-4X parte de R$ 314.590. Já a Ford Ranger FX4 é posicionada abaixo da topo de linha Limited. Com preço de R$ 291.990, ela oferece como opcionais as tonalidades de pintura (de R$ 850 a R$ 1.900) e pneus de uso misto (R$ 2.000). Com uma diferença de R$ 22.600, a Ford Ranger FX4 é a vencedora nesse quesito.
Pós-venda
A Ford Ranger FX4 sai de fábrica com garantia de 5 anos de uso, sem limite de quilometragem. As três primeiras revisões da picape produzida em General Pacheco (Argentina) – anuais ou a cada 10 mil km – custam R$ 3.897 somadas. Por outro lado, a nova Nissan Frontier oferece 3 anos de garantia sem limite de quilometragem. Já nas três primeiras revisões – que ocorrem a cada 10 mil km ou 1 ano – o custo total é de R$ 2.946. Por oferecer mais tempo de garantia, a Ford Ranger obtém vantagem nesse quesito.
Item | Nissan Frontier Pro-4X | Ford Ranger FX4 |
Potência | 7 | 7,5 |
Consumo | 7 | 5 |
Multimídia | 6 | 6 |
Segurança | 10 | 8 |
Caçamba | 9 | 9,5 |
Preço | 1 | 1,5 |
Pós-venda | 7 | 9 |
Total de pontos | 47 | 46,5 |
Conclusão
Com uma vantagem de apenas 0,5 ponto, a nova Nissan Frontier Pro-4X venceu a Ford Ranger FX4 neste comparativo do Guia do Carro. Ambas as picapes se equivalem em quesitos como multimídia, caçamba e preço. No entanto, se a Ranger se destaca em preço e pós-venda, por oferecer 5 anos de garantia, a Frontier dá o troco em segurança e consumo, dois itens também importantes.Nossa conclusão: a Frontier ganhou por pouca margem, mas a Ranger tem melhor custo-benefício, pois é muito mais barata.