Nissan é superada por BYD, Geely e Suzuki e fica fora do 'top 10' global após 16 anos
Pior resultado desde 2009 faz Nissan ser ultrapassada por compatriota e chinesas; no Brasil, marca também aparece de forma discreta nos emplacamentos
O momento é delicado para a Nissan nas operações globais. A montadora vive profunda crise financeira e vem tentando se reestabelecer nos últimos meses. Para isso, trocou de CEO e vai fechar sete fábricas, entre elas a Ciudad Industrial del Valle de Cuernavaca (CIVAC), no México, a primeira fora do Japão. Mas não é só. A marca também vai mal nas vendas globais.
Conforme levantamento da consultoria MarketLines, publicado em primeira mão pelo portal Nikkei Asia, a Nissan ficou fora do "top 10? global de vendas no primeiro semestre de 2025, algo que não ocorria há 16 anos. A montadora somou 1,61 milhão de veículos de janeiro e junho, e acabou superada (por 20 mil unidades) pela conterrânea Suzuki, com 1,63 milhão de modelos.
No Japão, a Nissan obteve o pior resultado desde 2003, com um total de 220 mil unidades no período, uma queda de 10%. Globalmente, o recuo foi de 6% no semestre.
O resultado reflete principalmente a queda em mercados estratégicos para a empresa. Na China, seu maior mercado no mundo, a Nissan recuou 18% no semestre, somando 270 mil unidades. Para comparação, em 2018, seu melhor ano no mercado chinês, a japonesa emplacou 720 mil veículos.
Nos Estados Unidos, outro grande mercado para a Nissan, as vendas também estão ruins. Por isso, a marca acaba de lançar a nova geração do elétrico Leaf, que virou um crossover e terá preço mais competitivo, a partir de US$ 29.990, valor equivalente a R$ 165 mil (sem taxas). Por lá, a nova geração do SUV Kicks também estreou com vendas promissoras.
Nissan também vendeu menos carros no Brasil
Na comparação entre os primeiros semestres de 2024 e de 2025, a Nissan também vendeu menos carros no Brasil. Conforme dados da Fenabrave, a japonesa somou 42.023 emplacamentos de janeiro a junho do ano passado, enquanto, neste ano, foram 34.996 modelos no mesmo período.
Como resultado, a Nissan foi superada por BYD e Honda e ocupa atualmente a 10º colocação geral no País. Mas, ao menos por aqui, a montadora parece viver um momento melhor. Recentemente, alcançou a marca de 700 mil carros produzidos na fábrica de Resende (RJ) e lançou a nova geração do Kicks. Além disso, para 2026, desenvolve um novo SUV de entrada baseado no Kicks Play.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!