Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Não vai usar o carro no feriado? Veja cuidados ao deixá-lo parado

Especialista da DPaschoal traz cuidados que devem ser tomados para evitar surpresas ao voltar a usar o veículo após um longo período parado

18 jun 2025 - 08h59
Compartilhar
Exibir comentários
Não vai usar o carro no feriado? Veja cuidados ao deixá-lo parado
Não vai usar o carro no feriado? Veja cuidados ao deixá-lo parado
Foto: DPaschoal/Divulgação

O feriado de Corpus Christi está chegando e vai cair numa quinta-feira, possibilitando que muitas pessoas emendem o dia seguinte e tenham um feriado prolongado para aproveitar. Quem não vai usar o carro nestes dias ou tem o hábito de deixá-lo parado por muitos dias deve tomar alguns cuidados para evitar problemas no veículo. Por isso, Danilo Ribeiro, coordenador do CTTi – Centro de Tecnologia Treinamento e Inovação da DPaschoal, traz dicas para manter o automóvel em ordem e em bom funcionamento.

“Bateria, pneu e freio são alguns dos itens que exigem atenção especial quando o veículo fica sem utilização por um longo período. Por isso, alguns cuidados simples são necessários para preservar a manutenção do carro”, explica o especialista. Confira abaixo algumas dicas e pontos de atenção:

Bateria - Ao não utilizar o veículo por muitos dias, a bateria pode descarregar, especialmente em carros mais modernos equipados com muitos recursos eletrônicos. Por isso, uma dica é ligar o motor a cada 5 dias e dar uma volta curta para manter a bateria ativa ou manter apenas o motor em funcionamento por cerca de 15 minutos. Outra alternativa válida é desconectar a bateria no período em que não for utilizá-lo, evitando que a mesma perca carga.

Mecânica - Evite deixar a chave no contato do veículo mesmo se estiver totalmente desligado, pois mantém o sistema em stand by, consumindo mais energia da bateria e, se for chave presença, deixá-la no mínimo 15 metros de distância.

Higienização - Assepsia nunca é demais. É recomendável limpar periodicamente o interior do automóvel com aspirador de pó e um pano úmido com água e detergente neutro, e depois secar com uma flanela de microfibra. Deixar o carro limpo, sem sujeira, restos de comida e lixo evita que com o passar dos dias fechado, crie-se mau cheiro ou mesmo apareçam bichos e insetos dentro do automóvel.

Filtro de cabine - Conhecido também como filtro do ar condicionado, ele deve ser verificado, pois os cuidados são de extrema importância para a saúde dos ocupantes e conservação do veículo. Pensar que o filtro de cabine deve ser trocado somente se estiver sujo é um mito. Segundo a Anvisa, a recomendação técnica é substituir a cada seis meses e independente do uso. A diminuição no uso do veículo pode agravar as condições dos filtros com a falta de circulação do ar. Portanto, quanto menos utilizar o automóvel, maior deve ser a verificação das condições de saturação do filtro.

Pneus - a não utilização do carro pode deformar os pneus ou mesmo fazê-los perder a calibragem adequada. Deixe os pneus calibrados antes de manter o carro parado e verifique se a manteve ao retornar. Se possível, vale deixar o veículo elevado caso sejam muitos dias de inatividade, evitando possíveis deformações.

Freios - Veículos que ficam muito tempo parados podem sofrer oxidação entre os discos e pastilhas. E o risco pode ser maior naqueles que ficam expostos à umidade alta e à incidência da maresia. Nas regiões secas o risco também existe, apesar de ser menor, quando comparado a outros fatores que aceleram esse processo. O ideal é dirigir o veículo em velocidade reduzida, após dias sem uso, e ficar atento a qualquer ruído anormal ou ineficiência do freio. O barulho pode desaparecer com o veículo em movimento, mas caso não ocorra, deve-se procurar um profissional para avaliar o sistema de freio.

Palhetas - É importante manter os braços das palhetas levantados para ajudar a minimizar o ressecamento e a deformação da borracha. E ligar, pelo menos uma vez por semana, os limpadores para jogar água, contribuindo para manter as borrachas hidratadas.

Combustível - muitas pessoas não sabem, mas combustível parado a muito tempo pode causar problemas no motor, como acúmulo de sujeira e impurezas. Mantenha o tanque abastecido com pelo menos metade da capacidade e ligue o motor e rode com o carro, mesmo que rapidamente, a cada 5 dias para fazer o combustível circular e se manter limpo.

“Os veículos exigem cuidados de manutenção em todas ocasiões, mesmo quando não são utilizados. Ao tomar esses cuidados, o carro fica em plenas condições de uso, evitando surpresas ao ser ligado novamente e situações que possam colocar o motorista em risco. Se identificar qualquer problema, vá até um centro automotivo para um check-up. Nas lojas da DPaschoal, sempre medimos e testamos os itens antes de qualquer troca, reforçando a relação de confiança com os nossos clientes”, conclui Danilo Ribeiro.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade