Rodízio aumenta durabilidade dos pneus
Muda o dono do carro, o jeito de dirigir, mas uma coisa é igual quando o tema é pneus: o desgaste dos dianteiros é diferente dos traseiros. Por isso, fabricantes e algumas montadoras de veículos recomendam o rodízio para aumentar a vida útil dos componentes.
O mais indicado é fazer a troca de posição entre 5 mil e 10 mil quilômetros. Deve-se dar preferência em deixar os pneus do mesmo lado do veículo. Ou seja, o traseiro direito passa a ser o dianteiro direito. O mesmo vale para outro lado. A inversão de lado também pode ser feita, mas envolverá uma análise mais criteriosa a fim de evitar problemas de ressonância e desconforto temporários no veículo em função das diferenças e irregularidades de desgaste.
O rodízio faz com que os pneus tenham uma duração homogênea. Isso porque nos veículos com tração dianteira (a maioria dos fabricados no Brasil), os pneus da frente desgastam mais rápido do que os de trás . “O rodízio faz com que o desgaste dos pneus ocorra de forma equilibrada, já que a tendência dos veículos atuais é ocorrer um desgaste três vezes maior no eixo dianteiro. Além disso, o rodízio pode compensar, pelo menos parcialmente, desgastes irregulares que tenham se iniciado por desalinhamento das rodas, impactos...”, ressalta o Gerente Geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil, José Carlos Quadrelli.
Mas e quando o motorista quer comprar somente um par de pneus novos, onde colocar? Na dianteira ou traseira? Apesar dos dianteiros desgastarem mais rápido em função da tração e do jogo de direção, o recomendado é colocar o par de pneus novos no eixo traseiro, passando os pneus traseiros para a frente. A dica é da Pirelli, que fez experiências em sua pista de testes.
Ficou comprovado que é mais importante ter pneus novos atrás, especialmente em casos de curvas e frenagens e pista molhada. “A dinâmica faz com que a carga e o apoio do veículo sejam direcionados para o eixo traseiro, que passa a receber mais peso. Por isso não há dúvidas. Quando você opta em colocar somente dois pneus, a melhor opção é colocar atrás”, diz Alexandre Moro, piloto de testes para Pirelli.
E é preciso lembrar que cada rodízio ou colocação de novos pneus é fundamental fazer balanceamento e a geometria do veículo e, se possível, uma checagem na suspensão.