Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Há 30 anos no mercado, pneus sem câmara são mais seguros

14 nov 2013 - 07h07
(atualizado às 10h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Se você já parou para olhar o pneu do seu carro, deve ter notado a inscrição “tubeless”. Apesar do nome difícil, trata-se dos pneus sem câmara, que estão no mercado há cerca de 30 anos e hoje equipam quase que a totalidade dos carros da linha leve que saem de fábrica. São mais seguros e mais baratos.

Em comparação com o modelo antigo, o “tube type”  (que era composto de pneu e uma câmara de ar interna) leva vantagem no peso e no preço, como explica Gilberto Jorge Haviaras, supervisor de engenharia de campo da Bridgestone. “O pneu tubeless tem uma série de vantagens em relação ao modelo que o antecedeu. A principal é a redução de peso, já que não conta com uma câmara de ar interna. Isso gera uma economia de material e consequentemente, no preço do produto”.

Além disso, explica Haviaras, o modelo facilita o alinhamento do veículo, já que trepida menos por não ter nenhum objeto por dentro. “Ele também é mais seguro, já que mesmo com um pequeno furo, o pneu não se esvazia instantaneamente, possibilitando o condutor chegar a uma oficina especializada”, completa o especialista. 

A própria estrutura do pneu foi desenvolvida para segurar o ar internamente, sem a necessidade de nenhum auxílio. As laterais do pneu que encostam nas rodas, também conhecidas com talões, são as responsáveis por vedar a saída do ar, mantendo-o sempre cheio.

Os pneus sem câmara estão em praticamente todos os carros produzidos no Brasil ou importados a partir de metade da década de 1980.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade