Kia apresenta a picape Tasman a diesel e anuncia mais 5 carros inéditos
Marca coreana decide entrar no segmento de picapes médias com chassi e aposta em vários novos modelos para o segundo semestre de 2026
DIRETO DO SALÃO DE SÃO PAULO – A Kia anunciou nesta quarta-feira, 19, que vai entrar no segmento de picapes médias com a Tasman. A picape Kia Tasman está sendo apresentada pela primeira vez no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo. A Tasman é a primeira picape da marca coreana na história. O anúncio foi feito pelo presidente da Kia Brasil, José Luiz Gandini. Por enquanto, a Kia fez a apresentação mais robusta do evento, com seis carros inéditos e dois facelits.
Todos os lançamentos foram prometidos para o segundo semestre de 2026. Mas, ao mesmo tempo, todos os carros estarão expostos para o público no estande da Kia de 22 a 30 de novembro.
Com 1.173 litros de capacidade na caçamba e 5,41 m de comprimento, a Kia Tasman passa atualmente por testes de homologação no Brasil. O design é bastante exótico, num segmento conservador. Gustavo Gandini, diretor comercial, disse estar otimista com o potencial de vendas da Tasman. A configuração escolhida para o Brasil deve ser a mesma da Austrália: motor 2.2 a diesel de 210 cv de potência e 441 Nm de torque, com câmbio automático de 8 marchas.
O Salão de São Paulo 2025 marca a revelação de oito novidades da Kia. No segmento SUV, a Kia apresenta o compacto elétrico EV3, os modelos Sportage MHEV e Stonic MHEV reestilizados, além do novo Sorento de 7 lugares com motor a diesel. O Sportage está à venda por R$ 267.200 e ficou 8% mais eficiente – agora faz 12,5 km/l de gasolina na cidade e 13,2 km/l na estrada (PBEV).
O Kia EV3 tem um motor elétrico dianteiro de 150 kW (204 cv), 282 Nm, bateria NCM de 81 kWh e alcance de 605 km (WLTP). O SUV compacto elétrico será produzido na fábrica de Pesquería, em Nuevo Leon, México.
Outra grande novidade é a inédita dupla Kia K4 Hatch e Sedan, que têm design global, tecnologia premium e motor 1.6 turbo a combustão de 193 cv e 265 Nm com câmbio DCT de 8 marchas. A ideia da Kia com esses carros é oferecer uma opção a veículos premium europeus, especialmente da Audi. O Kia K4 também tem um design disruptivo e pode provocar diferentes reações.
Outra aposta de Gandini é uma minivan elétrica, que pode ocupar na empresa o lugar que no passado foi da Besta. Trata-se do Kia PV5, primeiro veículo desenvolvido no novo conceito personalizável e voltado a múltiplos usos profissionais.
Exibido na versão Cargo, o Kia PV5 chega alinhado à rápida expansão da logística urbana no Brasil e destaca-se por trazer soluções como V2L, que permite usar a bateria do veículo para alimentar equipamentos externos, além do sistema Easy Swap, que possibilita a troca de módulos para transformar o veículo rapidamente.
O Kia PV5 pode ir de van de carga para transporte de passageiros ou mesmo para aplicações especiais. O veículo tem 4,7 m de comprimento, transporta até 4.420 litros e 790 kg, tem opções de bateria que chegam a 71 kWh, interior funcional e alcance de 416 km, mas já chegou a rodar 693 km com uma carga de bateria. O motor da van elétrica tem 120 kW de potência (163 cv), 250 Nm de torque e tração dianteira.
José Luiz Gandini saudou a volta do Salão de São Paulo: “A Kia Brasil participa do evento desde 1994 e, ao longo dessas três décadas, construiu localmente uma trajetória marcada por resiliência e capacidade de adaptação, mesmo diante de mudanças cambiais, barreiras tarifárias e transformações profundas no setor automotivo”.