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Jeep Gladiator estreia e arrasa corações | Já dirigimos

Conheça o incrível Jeep Gladiator, que chega na versão V6 Rubicon para reinventar o segmento de picapes off-road de luxo e custa R$ 499.990

4 ago 2022 - 15h28
(atualizado às 15h47)
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Jeep Gladiator Rubicon V6
Jeep Gladiator Rubicon V6
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Jeep Gladiator foi apresentado oficialmente no Brasil e vai reinventar o segmento de picapes off-road de luxo. Já dirigimos o Gladiator em estradas e trilhas do interior da Paraíba e podemos garantir: não existe no Brasil nenhum carro tão fascinante em sua proposta de aventura e liberdade.

O Gladiator é mais do que um Jeep Wrangler com caçamba. De fato, a primeira metade do carro é igual, mas o Gladiator é muito mais comprido, tem entre-eixos maior e recebeu ajuste próprio de suspensão para oferecer a melhor capacidade off-road mesmo carregando 674 kg de carga.

Não há nada no segmento de picapes off-road que ofereça algo tão radical e apaixonante como o Jeep Gladiator. A Jeep abriu o primeiro lote de vendas com 300 unidades e todas serão entregues ainda este ano.

Jeep Gladiator Rubicon V6
Jeep Gladiator Rubicon V6
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Embora haja uma versão a diesel nos Estados Unidos, a Jeep trouxe o Gladiator V6 a gasolina porque a legislação não permite homologação de veículos a diesel que transportem menos de 1.000 kg. O motor 3.6 Pentastar tem 284 cv de potência a 6.400 rpm e 347 Nm de torque a 4.100 rpm. O câmbio é automático de 8 marchas.

O Jeep Gladiator não impressiona pela potência nem pelo torque convencional, mas sim pelo torque extra que surge em cada roda devido aos sistemas off-road e à caixa de transferência com relação 77:1. Isso significa que cada roda do Gladiator, dependendo da situação, pode ter até 681 Nm.

Além do sistema de tração 4x4 Rock-Track com relação reduzida de 4:1, o Gladiator tem bloqueio eletrônico do diferencial traseiro ou dos diferenciais dianteiro e traseiro ao mesmo tempo (Tru-Lock), novo sistema Off-Road+, eixos Dana 44 de competição e barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica.

Jeep Gladiator Rubicon V6
Jeep Gladiator Rubicon V6
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O carro é muito estável em qualquer situação. A traseira não é tão levantada ou solta como a das picapes médias convencionais. Mas o melhor de tudo é a capacidade que o Jeep Gladiator tem de despir-se. Isso mesmo: o carro pode ficar “nu” para proporcionar uma experiência muito mais livre e divertida.

Não apenas o teto é removível, mas também as quatro portas. O próprio motorista pode tirá-las com as ferramentas que vem com a picape. Além disso, o parabrisa é rebatível e pode ficar deitado e fixado sobre o capô. Entre os 72 acessórios Mopar que a Jeep oferece para o Gladiator, recomendamos com ênfase as portas tubulares.

Rodamos com o Gladiator sem as portas e, apesar de ser em baixa velocidade, não é nada seguro ficar sem as portas. Com as portas tubulares, aí sim o carro fica ainda mais incrível.

Jeep Gladiator Rubicon V6
Jeep Gladiator Rubicon V6
Foto: Stellantis / Divulgação

Como as portas do Gladiator são removíveis, os alto-falantes do sistema de som não ficam nelas. Atrás do banco traseiro, do lado direito, fica uma caixa de som Bluetooth removível da Alpine. É muito fácil de tirar e ela pode ser usada fora do carro, onde o usuário quiser. A recolocação também é facílima e o material é de alta resistência.

A caçamba do Jeep Gladiator tem capacidade para 1.000 litros. Ela tem 1,53 m de comprimento, 1,44 m de largura e 86 cm de altura. A porta é bem leve e tem três posições: aberta, entre aberta e fechada. Quando a caçamba está com a porta totalmente aberta, a picape pode carregar duas motos trail de 250 cm3, que são amarradas nos quatro ganchos disponíveis. Há uma tomada de 115 volts.

Todo o interior da picape tem tapetes de borracha que podem ser lavados e no fundo há um pequeno furo que pode ser aberto para escoamento da água.

Jeep Gladiator Rubicon V6
Jeep Gladiator Rubicon V6
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Jeep Gladiator é indicado para quem carrega coisas grandes numa viagem de aventura, mas que também usa a própria picape em situações extremas. O ângulo de entrada é de incríveis 43 graus, o que faz a picape literalmente escalar pedras, pois tem também 20 graus de ângulo de rampa e 26 graus de ângulo de saída, além de 27 cm de vão livre. Dá para passar por áreas alagadas de até 76 cm (a 8 km/h). 

Os pneus são de uso misto medidas 245/75. Eles são montados em rodas de liga leve de 17” pintadas de preto. A cor, aliás, é muito bem usada no Jeep Gladiator. Ao contrário de carros e picapes considerados “aventureiros”, o Jeep Gladiator não tem proteção de plástico preto nas extremidades inferiores. Pelo contrário, até as caixas de rodas são pintadas na cor da carroceria.

Jeep Gladiator Rubicon V6
Jeep Gladiator Rubicon V6
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Gladiator chega inicialmente nas cores Firecracker Red (vermelho), Bright White (branco), Sting Gray (cinza), Black (preto), Gobi (chumbo), Silver Zynith (prata), Granite Crystal (grafite) e Snazzberry). 

Impressões ao dirigir

Raras são as picapes como o Jeep Gladiator. De 2006 a 2008 a Troller produziu a picape Pantanal, mas não há comparação. Normalmente os carros que usam carroceria sobre chassi são péssimos de dirigir nas ruas e estradas, porém super adequados no off-road. O Jeep Gladiator quebra também este paradigma. É um carro que roda bem em qualquer situação, pois a carroceria não fica “sambando” em cima do chassi.

As respostas às solicitações dos pedais são ótimas. O carro arranca bem por conta da boa relação peso/potência (8 kg/cv) e chega a 100 km/h em menos de 9 segundos. Os freios também são muito eficientes e precisos, mesmo em estradas de terra.

Jeep Gladiator Rubicon V6
Jeep Gladiator Rubicon V6
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O consumo não é exagerado como o da picape Ram 1500, por exemplo, mas não é baixo. O Jeep Gladiator faz 6,5 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada. Com tanque de 83 litros, é possível rodar até 617 km dirigindo de forma econômica.

Além de lindo, o Jeep Gladiator é extremamente versátil e tem uma capacidade off-road incomum. Devido à sua largura moderada (1,89 m), ele não causa transtornos em vias apertadas como as picapes da Ram. Trata-se de uma picape prática, mas que pode se transformar numa verdadeira fera.

O Gladiator não cabe em qualquer garagem, pois tem 5,59 m de comprimento. Ele também é alto (1,90 m) e tem um entre-eixos generoso (3,49 m). Apesar do porte, demonstra versatilidade nas curvas de raio curto. A suspensão é uma obra-prima do off-road e tem cinco braços tanto na frente quanto atrás. As barras estabilizadoras são ocas e na dianteira conta com sistema eletrônico de desconexão.

Jeep Gladiator Rubicon V6
Jeep Gladiator Rubicon V6
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Dá para usar o Jeep Gladiator também de forma serena. A posição de dirigir é ótima, com volante de boa empunhadura e os principais instrumentos ficam visíveis, bem como os controles são acessíveis. A multimídia Uconnect tem tela de 8,4” e está de bom tamanho, pois normalmente a natureza chama mais a atenção na utilização desse carro. O painel tem computador de bordo digital de 7”.

Sem dúvida, a Jeep acertou ao trazer a picape Gladiator para o Brasil. É mais um carro exclusivo no mercado e que possibilita sua entrada no segmento Pick-up sem afrontar a Ram ou a Fiat (marcas da Stellantis que já vendem picapes). O Jeep Gladiator estreou arrasando corações de quem já o viu ou dirigiu. Seu preço é de R$ 499.990 (meio milhão de reais).

Jeep Gladiator é uma picape como você nunca viu:

Itens off-road

Tração 4x4 Rock-Track com relação reduzida 4:1

Bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok

Eixos Dana 44

Câmera frontal Off-Road

Barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica

Protetores para pedra

Hill Descent Control

Off-Road Pages

Sistema Off-Road+

2 ganchos para reboque frontais

1 gancho para reboque traseiro

Crawl Ratio de 77:1

Protetores de cárter, transmissão e tanque

Pneus 245/75 de uso misto e rodas 17x7.5

Principais equipamentos

Teto removível na cor da carroceria

Portas removíveis

Parabrisa rebatível

Faróis full led e lanternas em led

Piloto automático adaptativo

Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência

Monitoramento de pontos cegos

Central multimídia Uconnect de 8,4”

Conectividade Android Auto e Apple CarPlay

Navegador por GPS

Sistema de áudio Alpine

Entradas USB tipo A + C

Câmera de ré

Detector de tráfego cruzado

Assistente de voz Hands Free

Bancos de couro

Ar-condicionado digital dual zone

Chave presencial

Remote Start

Segurança

Monitoramento de pressão dos pneus

Airbags frontais e laterais

Controle de estabilidade e tração

Sensor inteligente da bateria

Assistente de partida em subida

Sensor de estacionamento traseiro

Jeep Gladiator Rubicon V6
Jeep Gladiator Rubicon V6
Foto: Stellantis / Divulgação
Guia do Carro
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