Jeep Commander 2025 ganha motor 2.2 Turbodiesel da Rampage por R$ 309.990
Novo motor entrega 200 cv de potência e 450 Nm de torque, com a melhor relação peso/potência entre seus concorrentes diretos
O Jeep Commander 2025 ganhou um novo motor na versão Overland. O antigo motor 2.0 Turbodiesel de 170 cv foi substituído pelo motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv que equipa a picape Ram Rampage. Além do ganho de potência, o Commander Overland ganhou também mais torque, que subiu de 380 para 450 Nm.
Graças ao novo motor 2.2, o Commander Overland 2025 ficou mais rápido e mais versátil nas retomadas de velocidade – o que impacta diretamente na segurança em momentos de ultrapassagem. A aceleração de 0 a 100, que era feita em 11,6 segundos, agora leva 9,7 segundos, uma melhora e tanto, de quase 2 segundos.
Também houve grande melhoria nas reacelerações. Para ir de 60 a 100 km/h o Commander gasta 6,2 segundos (antes era 7,5 segundos). Agora, para ir de 80 a 120 km/h ele leva 7,8 segundos. A velocidade máxima é de 205 km/h (era 197) e o câmbio continua sendo o automático de 9 marchas, com tração 4x4.
A Jeep identificou que 81% dos SUVs a diesel são usados no off-road e que 32% percorrem mais de 10.000 km no ano. Além disso, 45% dos usuários moram nos estados do Norte e Nordeste. Por isso, a Jeep pretende atender a esse público com mais eficiência, melhorando também sua posição no PBEV do Inmetro.
Não houve muito ganho na emissão de CO2 em relação ao motor 2.0 Turbodiesel: baixou de 175 para 173 g/km. Os números de km/l também melhoraram pouco: de 10,2 para 10,3 na cidade e de 13,2 para 13,4 na estrada. Mas, como o carro ganhou 30 cavalos, 70 Newton-metros e ficou bem mais rápido, é notável que se tornou mais eficiente.
O Jeep Commander continua sendo oferecido com os motores T270 Flex 1.3 de 176 cv e Hurricane 2.0 a gasolina de 272 cv e 400 Nm. O Commander Overland 2.2 Td custa R$ 309.990. Segundo a Jeep, o Commander 2.2 tem a melhor relação peso/potência entre seus concorrentes diretos (9,7 kg/cv).
O motor 2.2 Turbodiesel tem cabeçote de alumínio com duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, injeção de diesel de alta pressão (2.000 bar), turbocompressor com geometria variável e wastegate elétrica, intercooler ar-água e duplo circuito de refrigeração do motor.
Com o novo motor, “o Commander entregará ainda mais potência e desempenho, reforçando sua posição no mercado como um dos SUVs mais completos e preparados para enfrentar qualquer tipo de terreno, sem abrir mão do conforto e refinamento”, comentou Hugo Domingues, vice-presidente da Jeep América do Sul.
Para equipar o Jeep Commander com o motor do Ram Rampage, a engenharia da Stellantis adotou um novo sistema de freios dianteiros, reprogramou o controle eletrônico de estabilidade e introduziu um sistema de aspiração e exaustão de alta performance.
O Commander Overland 2.2 TD também ganhou rodas de 19” com novo design, deixando o SUV de 7 lugares mais esportivo. Esta versão também traz tecnologia de direção autônoma Adas de nível 2, que inclui:
- alerta de colisão com frenagem automática;
- detecção de ponto cego e de tráfego cruzado;
- alerta de mudança de faixa;
- frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas;
- detector de fadiga do motorista;
- reconhecimento de placas de velocidade;
- comutação automática de faróis;
- park assist.
O Commander Overland 2.2 conta ainda com tração 4x4 com reduzida, câmbio automático de 9 velocidades, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e assistente de descida, muito útil em percursos off-road. Sua altura mínima de solo é de 212 mm, com ângulos de 26° na entrada e 24° na saída.