Jeep apresenta o Wagoneer S, seu primeiro SUV elétrico global
Novíssimo Jeep Wagoneer S será vendido exclusivamente com propulsão elétrica, tem potência equivalente a 600 cv e alcance de 480 km
A Jeep decidiu fazer sua aposta no mercado global de carros elétricos. A marca estadunidense, que pertence à supermontadora Stellantis, apresentou nesta sexta-feira, 31, seu primeiro SUV elétrico global. Trata-se do Jeep Wagoneer S, que será vendido apenas com propulsão elétrica.
O novíssimo Jeep Wagoneer estreia com a versão S Launch Edition 2024 para ser o primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) da marca no mundo. Este é o primeiro grande lançamento da marca depois que Antonio Filosa, ex-CEO Stellantis no Brasil, assumiu a Jeep globalmente.
O SUV será lançado inicialmente nos Estados Unidos e no Canadá no segundo semestre deste ano e, mais tarde, estará disponível em outros mercados. O Brasil certamente estará no radar do Jeep Wagoneer, devido à importância da marca no país.
Oferecido exclusivamente como um BEV, o Jeep Wagoneer S possui autonomia de mais de 480 km com um único carregamento, fornecendo 441 kW de potência (600 cv) e mais de 800 Nm de torque. Além de um impressionante tempo de aceleração, já que ele vai de 0 a 100 km/h em cerca de 3,5 segundos.
"O lançamento do Jeep Wagoneer S totalmente elétrico marca um novo capítulo na história da Jeep", afirmou Antonio Filosa. "Com base em quase um século de inovação e design, este primeiro veículo elétrico global irá apresentar a toda uma nova geração de proprietários uma experiência que é distintamente Jeep e 100% elétrica em todos os sentidos.”
O Jeep Wagoneer S possui uma bateria de 100 kWh que permite aos proprietários carregar o veículo de 20% a 80% em 23 minutos (com carregador rápido DC). Além disso, também acompanha o modelo um carregador doméstico de 48 Amperes de nível 2 ou créditos de carregamento público disponível no aplicativo Free2move Charge.
O Jeep Wagoneer S 2024 foi desenvolvido na plataforma STLA Large, que é flexível e nativa dos BEV. Os designers e engenheiros da Jeep adaptaram a plataforma para ajustar o comprimento, largura, suspensão e as configurações do propulsor elétrico e assim proporcionar ao modelo respostas mais rápidas no desempenho.
O carro traz sistema de tração integral totalmente elétrico. Os módulos de tração elétrica (EDM) desenvolvidos pela Stellantis possibilitam o acionamento independente das rodas dianteiras e traseiras, garantindo uma resposta instantânea de torque.
A Launch Edition apresenta rodas de 20” e elementos exteriores em Gloss Black e cinzento-escuro neutro. O modelo ainda traz acabamentos de realce acetinado e um teto panorâmico de dois painéis como itens de série.
O interior tecnológico tem mais de 45 polegadas de telas em alta definição, incluindo uma tela interativa de 10,25 polegadas para o passageiro. O condutor desfruta de um novo painel de instrumentos de 12,3 polegadas, incluindo elementos específicos de veículos elétricos, como o nível de carga, o estado da bateria e a potência disponível.
A tela central de 12,3 polegadas, de série, é equipada com o sistema Uconnect 5. Ela possui acabamento premium deco em metal cruzado com um padrão lacado vidrado. O interior apresenta vários detalhes novos, incluindo um volante esportivo com costura em vermelho vinho, design de fundo plano e raios duplos.
O volante também possui um novo revestimento de superfície antimicrobiano em vinil Cabo, facilitando a manutenção da limpeza do veículo. Segundo a Jeep, o Wagoneer S 2024 oferece uma combinação de mais de 170 elementos de segurança e proteção de série. O preço não foi diovulgado.