Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Hyundai adia tecnologia aguardada para seus carros; veja nova data

15 set 2026 - 23h08
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Hyundai adiou para 2029 o lançamento de seu sistema próprio de assistência ao motorista. Para suprir a espera, a montadora firmou parceria com a Nvidia para desenvolver tecnologias de direção autônoma Nível 2+ e 2++, previstas para 2028 com a plataforma Hyperion 10, sem sensores LiDAR. A empresa destacou que a união não anula sua independência tecnológica e que os futuros sistemas de Nível 3, ainda sem data de estreia, contarão com redundância de sensores para garantir maior segurança.

A Hyundai adiou para 2029 os planos de lançamento de seus veículos com tecnologia própria de assistência ao motorista. O desenvolvimento de seu sistema de bordo levará mais dois anos para ser concluído e disponibilizado aos consumidores. Por outro lado, nesse período, a empresa trabalhará com a Nvidia para oferecer sistemas avançados de assistência ao motorista.

Foto: Hyundai icon in Color style / Gávea News

O atraso no lançamento de seu próprio sistema fez com que a Hyundai firmasse uma parceria com a Nvidia. Em conjunto com a empresa estadunidense, trabalhará nas tecnologias de Nível 2+ e Nível 2++, com previsão de lançamento para 2028.

A decisão vai na contramão do que as concorrentes chinesas e a Tesla têm feito. Porém, de acordo com o presidente do Hyundai Motor Group, Park Min-Woo, isso não significa deixar o futuro do setor de tecnologia estritamente nas mãos da fabricante de chips.

"Nossa parceria com a Nvidia não significa deixar nosso destino inteiramente em suas mãos", disse.

Entre as apostas da parceria está o uso da plataforma Hyperion 10, da Nvidia. De acordo com o executivo, os veículos da Hyundai deixarão de lado o uso de sensores LiDAR e passarão a utilizar câmeras, sensores ultrassônicos e radares nos assistentes Nível 2+ e Nível 2++. Os sistemas permitirão maior autonomia em rodovias e áreas urbanas, respectivamente, mas ainda dependerão da supervisão do motorista.

Porém, segundo Park, nos sistemas automatizados de Nível 3, a empresa deve optar por utilizar duas tecnologias ao mesmo tempo, apostando na redundância tecnológica.

"Para garantir verdadeiramente a segurança, acreditamos que a redundância dos sensores é fundamental: se um sensor falhar, os outros devem ser capazes de manter o funcionamento seguro", disse.

Enquanto os sistemas de Nível 2+ e Nível 2++ têm previsão de lançamento conjunto em 2028, ainda não há uma data definida para a chegada do Nível 3. Já a tecnologia própria da Hyundai deve chegar ao público em 2029, dentro da estratégia de expansão da companhia.

Gávea News
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra