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Horse cria sistema para converter elétrico em híbrido flex

Empresa que pertence à Renault e à Geely desenvolve sistema capaz de fazer a conversão que tem previsão de equipar modelos já em 2028

20 abr 2025 - 13h00
(atualizado em 21/4/2025 às 16h22)
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A Horse Powertrain, empresa resultante da parceria entre Renault e Geely, apresentará no Salão de Xangai o Future Hybrid Concept, um sistema que propõe uma nova abordagem para veículos híbridos ao adaptar plataformas originalmente desenvolvidas para carros elétricos. A tecnologia combina motor a combustão, motor elétrico e câmbio em uma única unidade compacta.

O sistema foi concebido para se integrar às arquiteturas de veículos elétricos já existentes, atuando como extensor de autonomia da bateria. Graças à integração entre transmissão e semi-eixos, o conceito permite tração nas quatro rodas, tanto no modo 100% elétrico quanto no modo híbrido.

Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

Segundo o CEO da Horse, Matias Giannini, a proposta visa otimizar custos e processos na indústria automotiva. "Veículos elétricos pareciam ser o único caminho viável para alcançar a neutralidade de carbono, e as montadoras estruturaram suas estratégias com base nisso. Hoje, vivemos uma mudança de paradigma, na qual cada mercado segue sua própria trajetória", afirmou.

A tecnologia foi pensada com foco global, sendo compatível com diversos combustíveis — desde gasolina comum até etanol (popular no Brasil), metanol M100 (utilizado na China e em partes da África) e combustíveis sintéticos em desenvolvimento. A previsão é que os primeiros veículos equipados com o sistema cheguem ao mercado em 2028.

Além da unidade de propulsão, o pacote inclui todos os componentes necessários para operação híbrida, como controladores de potência, carregador integrado e suporte a recargas ultrarrápidas de 800 volts. O conceito também contempla soluções sustentáveis, como bombas de calor de alta eficiência e fluidos refrigerantes de baixo impacto ambiental, como o R290.

Com fábrica em Curitiba (PR), a Horse Powertrain ganhou destaque no Brasil ao assumir a produção nacional do motor 1.3 TCe, que equipa modelos como o Renault Duster. Também é responsável pela unidade 1.0 Turbo, que equipa o Kardian.

Estadão
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