Honda Prelude está de volta após 24 anos com sistema híbrido e mais de 200 cv
Cupê da marca voltará ao mercado com arquitetura híbrida e proposta de grand tourer abaixo do Civic Type R
Os fãs de cupês esportivos podem comemorar. Depois de vinte anos após o fim de sua produção, o Honda Prelude está prestes a voltar às ruas. A fabricante japonesa confirmou que a nova geração do cupê esportivo será lançada ainda este ano nos Estados Unidos, agora equipada com um sistema híbrido de dois motores, capaz de conciliar desempenho e eficiência energética.
O modelo teve até algumas unidades "pipocando" no Brasil durante os anos 1990. O último Prelude saiu da linha em 2001, mas a sexta geração chegará às concessionárias americanas em novembro. O anúncio oficial coloca fim a meses de especulações e confirma um dos segredos mais comentados da indústria.
Modelo terá arquitetura híbrida emprestada do Civic
Diferentemente das antigas versões com motor VTEC, o Prelude 2026 utilizará uma arquitetura híbrida derivada do Civic, mas ajustada especialmente para o cupê. O conjunto entrega 202 cv de potência e 32 mkgf de torque praticamente instantâneo, reforçando a promessa de uma condução esportiva.
A base técnica também aproveita elementos do Civic Type R, como suspensão dianteira de duplo eixo e freios Brembo de quatro pistões. Outra novidade é o sistema S+ Shift, que simula trocas de marcha e até permite modo manual, compensando a ausência da tradicional transmissão mecânica.
O estilo do carro segue a linguagem atual da marca, com linhas aerodinâmicas, faróis afilados em formato de "olho de gato", teto em bolha dupla e spoiler integrado à tampa traseira. Maçanetas embutidas e retráteis dão um toque moderno ao conjunto.
Interna guarda elementos do Civic/Accord
Por dentro, a cabine prioriza o motorista. Volante de base reta, bancos esportivos em couro, pedais metálicos e paddle-shifters reforçam o espírito esportivo. A central multimídia de 9" traz integração com Google, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, enquanto o painel digital de 10,2" exibe informações exclusivas do trem de força híbrido.
Há ainda carregador por indução, som premium Bose e conectividade Wi-Fi. Apesar de ser classificado como "2+2", o modelo oferece 81 cm de espaço para as pernas no banco traseiro e assento bipartido 60/40 para ampliar o porta-malas.
Na parte de segurança, o pacote Honda Sensing inclui frenagem autônoma, alerta de colisão frontal, monitor de ponto cego e frenagem pós-colisão.
Novo Honda Prelude virá importado do Japão
Todas as versões do Prelude serão importadas do Japão, o que pode impactar no preço devido às tarifas de importação nos EUA. A Honda ainda não revelou valores oficiais, mas a expectativa é que ele seja posicionado abaixo do Civic Type R, atualmente vendido por US$ 46.690 (cerca de R$ 252.100). Dessa forma, estima-se que o novo cupê fique na faixa de US$ 43 mil a US$ 45 mil (R$ 232 mil a R$ 243 mil) no mercado norte-americano.
Para a Honda, o retorno do Prelude não é apenas um tributo ao passado: também reforça a estratégia de ampliar a participação dos híbridos em sua linha global, que já respondem por um terço das vendas e devem ultrapassar 60% nos próximos anos.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!