Haval H6 será o primeiro carro da GWM produzido no Brasil
Fundador e CEO da GWM confirma produção do Haval H6 no Brasil a partir de 2025; marca chinesa também pode produzir inédito Haval H4 no país
O Haval H6 será o primeiro carro produzido pela GWM no Brasil. A informação foi confirmada pelo fundador e chairman da GWM, Jack Wey, durante um encontro com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, em evento realizado em Pequim (China), na última quarta-feira. Ao todo, a GWM fará 10 lançamentos até 2025 no país, incluindo novos modelos e versões.
Na conversa com Alckmin, Jack Wey fez um breve resumo sobre a operação global da GWM e os planos para o Brasil. O chairman chinês também atualizou o vice-presidente brasileiro sobre o cronograma de abertura da fábrica de Iracemápolis (SP), que era da Mercedes e foi adquirida pela montadora chinesa.
Dentro desse cronograma, serão realizadas nos próximos meses as contratações e o treinamento dos funcionários. A partir do segundo semestre de 2024, começam a ser produzidas as primeiras unidades do GWM Haval H6, ainda em regime de pré-produção, para testar e ajustar os novos equipamentos da linha de montagem e verificar os processos de manufatura e de controle de qualidade.
Apenas ao final dessa fase de preparação da planta de Iracemápolis para operação industrial é que terá início a montagem dos veículos destinados ao mercado brasileiro, programada para o primeiro semestre de 2025. Não está confirmada qual é a versão do Haval H6 que será produzida no Brasil.
Sucesso de vendas no Brasil, o GWM Haval H6 já vendeu 6.890 unidades em 2024. No mercado brasileiro, o SUV está disponível em versões híbridas – convencional ou plug-in – em uma faixa de preços entre R$ 214.000 e R$ 319.000, além das opções de tração dianteira ou integral e com até 393 cv.
Recentemente, o SUV ganhou uma versão híbrida plug-in (PHEV19) de entrada, que custa R$ 229.000 e oferece 326 cv de potência. Além disso, o Haval H6 também passou a adotar uma nova nomenclatura baseada na capacidade energética da bateria, com as versões HEV2, PHEV19 e PHEV34. Ainda há a versão esportiva GT, que traz carroceria em estilo cupê.
Apesar de ainda não ter confirmado oficialmente, a GWM também deve produzir futuramente no Brasil o inédito Haval H4. Com porte semelhante ao do Toyota Corolla Cross, o H4 seria mais um veículo de volume no país. Na China, ele é oferecido em versões híbridas – plug-in ou não – com o mesmo conjunto do Haval H6, que é formado por um 1.5 turbo a gasolina e um motor elétrico.
Juntos, eles oferecem 243 cv combinados. Além dos SUVs, também está confirmada a produção da picape média híbrida Poer, que chega posteriormente ao Brasil. Também há grandes chances da fábrica produzir um elétrico da linha Ora e modelos híbridos-flex. Até 2032, a GWM vai investir ao menos R$ 10 bilhões no Brasil.