GWM confirma início da produção do Haval H6 no Brasil no dia 15 de agosto
Prestes a ser inaugurada, nova fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) já tem três modelos confirmados e produzirá até 50 mil carros por ano
Falta pouco para o início da produção dos primeiros carros da GWM no Brasil. A montadora chinesa confirmou a data de inauguração de sua fábrica de Iracemápolis (SP) para o dia 25 de agosto. Além do SUV híbrido Haval H6, que será o primeiro modelo a sair da linha de montagem, mais dois veículos estão confirmados: a picape média Poer e o SUV de 7 lugares Haval H9.
Inicialmente, a produção será no regime CKD, no qual são importados kits completamente desmontados. Com isso, a recente decisão do Governo Federal em isentar temporariamente a importação dos kits SKD e CKD por seis meses também beneficiou a GWM. A fábrica da marca chinesa já possui uma área de pintura, que será feita localmente desde o início das operações.
Com o passar dos meses, a GWM já planeja oferecer um significativo conteúdo local, que inclui componentes como pneus, vidros, rodas, bancos e chicotes elétricos, entre outros. O primeiro carro montado em Iracemápolis será o Haval H6, enquanto os modelos Haval H9 e a picape Poer chegarão importados da China em setembro. Posteriormente, eles passarão a ser montados na unidade paulista, que terá um turno de produção.
A fábrica contará com uma capacidade instalada de 50 mil unidades por ano a partir de 2028, com possibilidade de expansão para 100 mil veículos. Além da exportação para outros mercados da América Latina, a GWM também pretende desenvolver tecnologias e modelos no Brasil.
O início da produção na fábrica de Iracemápolis faz parte da primeira fase do projeto de investimentos da GWM no mercado brasileiro, que totaliza R$ 10 bilhões até 2032. Apenas nessa primeira fase, que vai até 2026, o aporte será de R$ 4 bilhões.