Golf GTI no Brasil custa quase o mesmo que em Portugal, mas o dobro dos EUA
Hatch esportivo será vendido entre R$ 430 mil e R$ 445 mil no Brasil, valores equivalentes aos de Portugal, mas bem acima de EUA e México
O Volkswagen Golf GTI, previsto para chegar ao Brasil em 2026, custará de R$ 430 mil a R$ 445 mil. O valor se aproxima do cobrado em Portugal, onde o modelo chega a R$ 440 mil com imposto. Nos Estados Unidos e no México, porém, o mesmo carro pode ser encontrado por quase a metade do preço, mesmo quando aplicadas tarifas de importação.
Brasil e Portugal têm o mesmo patamar de preço
O consumidor brasileiro pagará até R$ 445 mil pelo Golf GTI, praticamente o mesmo que em Portugal, onde o esportivo parte de 51.950 euros – o equivalente a R$ 326 mil, chegando a R$ 440 mil com tarifa de importação. Isso mostra que apenas o mercado português pratica valores tão altos quanto os previstos para o Brasil.
Jornalistas veem marketing, exclusividade e exagero de preço
O preço do Volkswagen Golf GTI no Brasil provocou reação unânime entre jornalistas automotivos: R$ 430 mil é demais. Para alguns, trata-se de um movimento de marketing para sustentar a imagem de exclusividade do modelo. Para outros, é um exemplo de como as montadoras forçam narrativas de “sucesso de vendas” que não resistem a uma checagem mais cuidadosa.
Esta semana, debatemos esse tema em uma “live” no canal do Guia do Carro, no YouTube, com cinco convidados, os jornalistas especializados Joel Leite, Lucia Camargo, Marcos Rozen, Freire Neto e George Guimarãres. Veja no programa abaixo.
Estados Unidos e México são muito mais acessíveis
Nos Estados Unidos, o Golf GTI parte de 40.880 dólares, cerca de R$ 219 mil. Mesmo com imposto de importação de 35%, o preço não passaria de R$ 296 mil – diferença de quase R$ 150 mil em relação ao Brasil. Por enquanto, a Volkswagen não repassou a tarifa “Trump” de 25% para o Golf GTI vendido nos EUA.
No México, o hatch custa 836.990 pesos mexicanos (R$ 242 mil). Com tarifa, o valor chegaria a R$ 327 mil, ainda muito abaixo do preço brasileiro. Além disso, não há tarifa de importação entre Alemanha e México, o que torna o modelo mais competitivo por lá.
Alemanha também pratica valores menores
Na Alemanha, berço do Golf, o GTI custa 46.250 euros, o equivalente a R$ 392 mil com imposto. Mesmo no país de origem, o esportivo sai mais barato que no Brasil, o que reforça a discrepância de valores. Vale dizer também que na Alemanha, em Portugal e no México o Volkswagen Golf GTI de entrada tem 265 cv de potência. No Brasil e nos EUA, o Golf GTI entrega 245 cv, ou seja, 20 cavalos a menos.
Produção do Golf GTI no México será retomada em 2027
Hoje o Golf GTI é fabricado apenas na Alemanha. A produção mexicana foi encerrada em 2021, quando saíram de linha as versões hatch e GTI para a América do Norte. A Volkswagen, no entanto, confirmou que retomará a fabricação em 2027, em uma nova planta que atenderá tanto a América do Norte quanto a América do Sul. As versões futuras do GTI também sairão dessa linha, com expectativa de preços mais competitivos na região.
Fontes: Volkswagen do Brasil, México, Portugal, Alemanha e Estados Unidos (VW América)