GM investirá R$ 7 bilhões no Brasil, mas não confirma elétrico nacional
Anúncio do investimento 2024-2028 foi feito em reunião com o presidente Lula; GM quer zero emissão, zero acidente e zero congestionamento
A General Motors anunciou nesta quarta-feira, 24, em Brasília, que vai investir R$ 7 bilhões no Brasil no período de 2024 a 2028. O anúncio foi feito logo após uma reunião dos principais executivos da GM com o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Trata-se do primeiro passo do novo programa "zero emissão", "zero acidente" e "zero congestionamento". O investimento foi anunciado em conjunto pelo presidente da GM Internacional, Shilpan Amin, e pelo presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro.
Chamorro não confirmou que haverá a fabricação do primeiro carro elétrico nacional da Chevrolet no atual período de investimento. Amin disse que o mercado da América do Sul é importantíssimo para os planos globais da GM, que se mantém convicta no futuro 100% elétrico.
Dois carros elétricos fabricados nos Estados Unidos, Chevrolet Blazer EV e Chevrolet Equinox EV, serão importados ainda este ano, apesar dos novos impostos de importação. Amin disse que "alguns mercados se adaptam mais rápido do que outros às novas tecnologias", deixando aberta a possibilidade de anunciar o primeiro veículo elétrico nacional no futuro próximo.
"A fórmula para chegarmos ao futuro zero emissão vai ter um pouquinho do xadrez que devemos jogar no mercado", disse Santiago Chamorro, que mais uma vez enfatizou as vantagens ambientais do carro elétrico sobre o carro híbrido com etanol (aposta das rivais Stellantis e Volkswagen).
Fábio Rua, vice-presidente da GM América do Sul, disse que o Programa Mover (de incentivo a elétricos e híbridos) ainda terá que ser mais bem estudado. Dentro do atual ciclo de investimento haverá a renovação dos modelos Onix Hatch, Onix Plus, Tracker, Montana e S10.
Chamorro afirmou que a GM dará aos consumidores brasileiros a oportunidade de testar todas as tecnologias de descarbonização disponíveis. Isso significa que os novos Onix, Onix Plus, Tracker e Montana poderão receber motorização híbrida até 2028.
Dois seis "grandes lançamentos" prometidos para 2024, três já estão confirmados: o novo Chevrolet Spin 2025, o Chevrolet Blazer EV e o Chevrolet Equinox EV. Até o final do ciclo 2024-2028, segundo Chamorro, vários outros lançamentos serão feitos. "Vamos renovar todo o nosso portfólio de produtos", disse.
