Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gasolina aditivada ou aditivos de combustível: o que é melhor?

Aditivo mais combustível: vale a pena utilizar ou isso pode danificar as peças do motor? Veja opinião de especialista e saiba o que é melhor

12 nov 2024 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Luciana Félix, especialista em mecânica: tirando dúvidas sobre gasolina aditivada e aditivos
Luciana Félix, especialista em mecânica: tirando dúvidas sobre gasolina aditivada e aditivos
Foto: Na Oficina / Guia do Carro

Ao longo deste ano, a gasolina sofreu diversas altas, chegando a patamares históricos. Segundo levantamento realizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) entre os dias 27/10/2024 e 02/11/2024, o preço médio da gasolina nas capitais ficou em R$ 6,21 por litro. Na esperança de fazer o combustível render mais, muitos motoristas têm optado por abastecer com gasolina aditivada ou adicionar aditivos à gasolina. Mas, será mesmo que esses aditivos podem aumentar o rendimento do combustível?

Para responder essa pergunta, o Guia do Carro conversou com Luciana Félix, especialista em mecânica de automóveis e gestora da Na Oficina, que explicou como cada um age no motor do veículo.

Segundo ela, a gasolina aditivada já vem com detergentes e dispersantes que ajudam a manter limpo todo o sistema de alimentação do carro. “A gasolina aditivada evita borras que podem comprometer a vida útil do motor. Ela deixa esse componente limpo devido ao detergente adicionado quando a gasolina é produzida.”

Mas, em relação ao consumo, a gasolina aditivada rende mais? De acordo com Luciana, a resposta é não. A especialista explica que o benefício da gasolina aditivada se resume apenas na limpeza do motor, o que pode preservar a sua vida útil. “Não significa que ela vai aumentar ou diminuir o consumo de combustível.”

“Ela [gasolina aditivada] vai evitar aquele acúmulo de resíduos e sujeiras que o próprio motor produz devido ao uso de uma gasolina ou etanol comum, por exemplo. Então, é importante a gente entender que, nesse caso específico, ela não interfere no aumento ou na diminuição do combustível”, explica Luciana.

Luciana explica que essa sujeira gerada no motor por falta do aditivo ou por usar só gasolina comum é um acúmulo de carboníferos nas cabeças dos pistões, e tem alto teor de carbono. “Não é à toa que em vários países desenvolvidos, mesmo a gasolina comum já vem aditivada, que não é o caso aqui no Brasil.”

Mas, e quanto aqueles aditivos vendidos nos postos, vale a pena adicionar ao combustível? Luciana explica que antes de colocar algum aditivo é importante se atentar se o aditivo é específico para o combustível que você está utilizando.

“Existem diversos aditivos. Tem aditivo específico para etanol e aditivos para gasolina. Então, escolher o melhor aditivo é importante”, diz Luciana.

“Para quem utiliza somente gasolina e etanol comum, é benéfico, sim, incluir um frasquinho de aditivo. Sugiro a cada 5 mil quilômetros você colocar um frasco de aditivo”, orienta Luciana.

Luciana ainda explica que a escolha entre usar a gasolina aditivada ou adicionar o aditivo manualmente ao combustível comum depende do custo de cada um, que segundo ela, pode variar conforme a região. “

“Qual é a melhor opção? Você precisa analisar no seu estado o custo do frasco, para quantos quilômetros você roda e o custo da gasolina aditivada”, afirma Luciana.

E, existe algum risco para o motor ao adicionar aditivos manualmente? Segundo a especialista, a resposta é não, se for um produto de confiança. “Não, ele não prejudica, desde que ele seja um produto de qualidade, feito por um fabricante especialista para o desenvolvimento deste produto e sempre analisando também, o que é recomendado para determinado motor.”

“O importante é fazer essa limpeza [do motor] para que essa sujeira não se acumule na cabeça dos pistões, no motor, ocasionando um aumento significativo de demanda de manutenção devido a esse excesso de impurezas”, finaliza Luciana.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade