GAC Aion V: SUV chinês vendido no Brasil conquista 5 estrelas no Euro NCAP
Lançado em maio no Brasil, o SUV elétrico chinês GAC Aion V obteve notas máximas em adultos, crianças e pedestres nos testes do Euro NCAP
O GAC Aion V acaba de conquistar a nota máxima de cinco estrelas no Euro NCAP, entidade europeia que avalia a segurança dos carros vendidos na Europa. Lançado no Brasil em maio deste ano, o SUV elétrico obteve 88% de proteção para ocupantes adultos, 85% para crianças, 79% para pedestres e 78% para sistemas de assistência. Como o GAC Aion V vendido no Brasil é o mesmo do mercado europeu, a nota vale para ambos.
Euro NCAP testou o GAC Aion V
De acordo com o Euro NCAP, o GAC Aion V apresentou habitáculo estável e proteção uniforme para diferentes tipos de ocupantes durante os testes de impacto. Na avaliação de crash test frontal contra barreira deformável, o modelo demonstrou excelente absorção de energia, preservando as áreas críticas do motorista e passageiro.
O SUV também se destacou no teste de impactos laterais, conquistando pontuação máxima. Dentre os itens de série, o GAC Aion V conta com sete airbags (frontais, laterais, de cortina e central para os bancos dianteiros). Os apoios de cabeça dianteiros e traseiros foram avaliados como eficazes na prevenção de lesões por efeito chicote em batidas traseiras. A pontuação também foi a máxima em proteção infantil.
Sistemas avançados de assistência ao motorista
O Aion V ainda traz um pacote ADAS que inclui alertas de colisão frontal e traseira, monitoramento de ponto cego, assistente de congestionamento e permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e piloto automático adaptativo com ajuste automático da regeneração de energia.
O modelo conta ainda com recursos como assistente de partida e descida em rampa, controle eletrônico de tração e estabilidade, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Auto Hold e TPMS.
Proteção a pedestres e ciclistas
O Aion V também foi aprovado com destaque nos testes de impacto em pedestres e ciclistas. A frente do veículo protege bem regiões como cabeça, quadris, joelhos e tíbias, e o sistema de frenagem autônoma reagiu de forma eficiente em situações simuladas com usuários vulneráveis da via.