Ford Territory 2026 fica melhor, ganha conteúdo e não tem aumento de preço
Novo Territory com facelift tem mudanças de design, rodas maiores, maior comprimento e vários itens de conforto e conveniência
O novo Ford Territory 2026 já està à venda no Brasil com várias modificações de design, conforto, conveniência e tecnologia. Trata-se do primeiro facelfit do SUV da categoria C (médio), que é importado da China, mas tem o padrão de dirigibilidade imposto pela Ford. Ele chega na versão única Titanium 1.5 Ecoboost e manteve o preço anterior, mesmo com mais conteúdo.
Por R$ 215.000, o Ford Territory 2026 se impõe de forma competitiva contra seus principais rivais: Jeep Compass, Haval H6, Volkswagen Taos e Jeep Commander (nas versões com preços similares). O carro ficou 55 mm mais comprido devido às mudanças nos para-choques, que ficaram mais robustos na mesma cor da carroceria.
O novo Territory 2026 tem um novo design frontal, com faróis full LED integrados e a grade em fundo preto com detalhes cromados. A ideia do design é repetida nas rodas, que agora são de 19 polegadas, de cinco furos, com um interessante efeito de redemoinho quando está em movimento. Os pneus agora são 235/50 R19. Os logotipos dianteiro e traseiro também são novos e têm relevo.
Além design frontal e traseiro e das rodas, as novidades do Territory 2026 em relação ao modelo 2025 são:
- conectividade com o app FordPass;
- interior mais sofisticado e com novos conteúdos;
- novo efeito de áudio 3D;
- bancos com aquecimento e resfriamento;
- iluminação ambiente em LED com 26 opções de cores;
- assistência de permanência em faixa no pacote de segurança.
Eleito o Melhor SUV no Prêmio Trend Car 2026 Terra Guia do Carro, o Ford Territory se destaca também por ter o melhor espaço interno da categoria, porta-malas de painel com duas telas de 12,3 polegadas atualizadas para o Brasil, motor 1.5 turbo de 169 cv e torque de 250 Nm, câmbio automático de 7 marchas com dupla embreagem banhada a óleo.
Já dirigimos o Ford Territory 2026 na cidade de São Paulo e num trecho de estrada da Rodovia Castello Branco. Também viajamos no banco do passageiro dianteiro e no banco de trás. Ao volante, o carro agrada pelo ajuste da suspensão, que é confortável, porém firme, pela direção direta e pelo conforto do banco, que tem 10 ajustes elétricos.
A potência máxima de 169 cv é entregue a 5.500 rpm. O torque máximo de 250 Nm está disponível numa ampla faixa de 1.500 a 3.500 rpm, o que dá boa desenvoltura ao carro em baixas e médias velocidades. No banco do passageiro há quatro ajustes elétricos.
Um dos principais diferenciais do Ford Territory é o espaço traseiro, realmente muito generoso. Não apenas para as pernas, joelhos e cabeça, mas também para os pés (pois o piso é plano) e para os ombros. Dá para carregar duas cadeirinhas infantis e ainda levar uma pessoal adulta no meio.
Com um grande porta-malas de 448 litros com sensor de abertura sem as mãos e sistema antiesmagamento, estepe na parte inferior e espaço ampliado para 1.422 litros com o banco traseiro rebatido, o Territory é um carro para a família. Além de ser alto e grande, tem quatro modos de condução: Normal, Eco, Trilha e Esportivo.
A cabine do novo Territory também ficou mais tecnológica. Tanto o painel digital como a central multimídia, ambos de 12,3 polegadas, ganharam novos grafismos e softwares, ajustados especialmente para as preferências do consumidor brasileiro, com respostas rápidas e intuitivas. Além de conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e um novo sistema de áudio com efeito 3D, há carregador por indução, três portas USB-C, uma porta USB-A e tomada de 12 volts.
O motor 1.5 Ecoboost a gasolina tem eficiência de 8,8 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. A Ford não quis trazer para o Brasil a versão híbrida, por enquanto, porque acredita que o Territory Ecoboost está em crescimento e conquistando novos clientes. Das 13 mil unidades vendidas no Brasil, cerca de 5,5 mil aconteceram no ano passado. A Ford acredita que dá para vender mais de 600 unidades por mês, mas não quis fazer uma previsão de volume.
“Diferentemente de outros veículos produzidos na China, o Novo Territory foi desenvolvido com a participação da engenharia da América do Sul e é hoje o modelo com maior índice de qualidade da região”, disse Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul. “Todos os seus sistemas foram testados e validados para atender as preferências do consumidor brasileiro e oferecer o melhor desempenho para nossas condições de clima, altitude e pavimento.”