Ford Focus pode voltar ao mercado como SUV para brigar com Jeep Compass
Novo modelo seria produzido na Espanha a partir de 2027, com motores híbridos e elétricos, mirando os SUVs médios mais vendidos da região
Lembra do Focus? Vendido no Brasil entre 2000 e 2019, o hatch médio terá a produção encerrada em novembro de 2025 na Europa. No entanto, ao que tudo indica, o modelo pode retornar como um SUV médio em 2027 com versões híbridas e elétricas para o mercado europeu. As informações são da revista britânica Autocar. A última atualização do Ford Focus na Europa chegou ao mercado em 2021.
Adeus Focus, olá SUV
O Focus sairá de linha no fim de 2025 com o fechamento da fábrica de Saarlouis, na Alemanha. Para ocupar o espaço deixado pelas versões hatch e perua, a Ford lançará em 2027 um novo SUV médio, produzido em Valência, na Espanha, com capacidade anual de 300 mil unidades. Ele não vai substituir o Ford Kuga, e será posicionado entre ele e o Puma no lineup da marca americana.
Plataforma C2 como base
O futuro modelo será construído na plataforma C2, a mesma usada pelo Focus de quarta geração e por outros veículos globais da marca. A arquitetura flexível permitirá a aplicação de diferentes motorizações, desde híbridos leves (MHEV) até opções elétricas.
Conjunto híbrido flexível
O SUV terá uma gama “multi-energy” de propulsão, incluindo híbridos plenos (HEV) e possibilidade de versões plug-in (PHEV). A Ford também avalia a adoção de um sistema de extensor de autonomia (REx), já em desenvolvimento para SUVs e picapes.
Rival de peso no segmento
Com preço estimado entre £30 mil e £35 mil (cerca de R$ 195 mil a R$ 228 mil, em conversão direta), o novo modelo ficará abaixo do Explorer e do Capri elétricos, e vai rivalizar com alguns dos SUVs mais vendidos da Europa, como Volkswagen Tiguan, Kia Sportage, Jeep Compass e Hyundai Tucson.
Nome ainda em aberto
A Ford não confirmou o nome do SUV, mas especula-se que ele possa resgatar o nome Focus, aproveitando a lacuna deixada pelo hatch. Outras opções registradas pela marca incluem Fuze, Mythic e Hive, além de nomes históricos como Zephyr, Orion e Granada.