PUBLICIDADE

Distante do Brasil, Ford Focus ganha facelift na Europa

Quarta geração do Ford Focus ganha novidades por dentro e por fora na Europa. Versão esportiva ST conta com motor 2.3 turbo de 280 cv

14 out 2021 16h27
ver comentários
Publicidade
Novo Ford Focus ST
Novo Ford Focus ST
Foto: Ford/Divulgação

Lançada em 2019, a quarta geração do Ford Focus acaba de ganhar novidades na Europa. A montadora americana revelou nesta quinta-feira (14) as primeiras imagens oficiais da reestilização do hatch médio. Com direito até mesmo a um sistema híbrido-leve de 48V, o novo Ford Focus mudou por dentro e por fora. No Brasil, o modelo foi vendido entre os anos de 2000 e 2019.

Por fora, o visual teve as principais mudanças pontuais. Na dianteira, os faróis ganharam um formato mais fino, e trazem novos elementos internos e uma nova assinatura visual de led. Como opcional, o novo Ford Focus também pode ser equipado com faróis adaptativos de led matricial com tecnologia anti-reflexo. O para-choque frontal também é novo, e conta com entradas de ar maiores. 

Novo Ford Focus ST
Novo Ford Focus ST
Foto: Ford/Divulgação

Quem também cresceu foi a grade dianteira, que agora traz formato trapezoidal. A peça conta com diferentes estilos de acabamento, que variam de acordo com a versão. Na lateral, a única mudança são as novas rodas com design inédito. Na Europa, o Ford Focus é oferecido em opções de carrocerias hatch e perua, sempre com 5 portas. Na traseira, as lanternas de led ganharam novos elementos internos e acabamento escurecido.

Por dentro, o destaque fica para a nova central multimídia Sync 4 de 13,2’’. Ela conta com suporte aos recursos Apple CarPlay e Android Auto sem fio, e pode receber atualizações remotas. Além disso, a central também passa a reunir os comandos de ventilação e ar-condicionado. O acabamento interno conta com materiais sensíveis ao toque, e o painel de instrumentos digital tem tela de 12,3’’.

Novo Ford Focus ST
Novo Ford Focus ST
Foto: Ford/Divulgação

Dentre os equipamentos de segurança, o Ford Fiesta oferece controle de cruzeiro adaptativo com reconhecimento de placas e função pare e siga, park assist, alertas de tráfego cruzado e de ponto cego, e assistentes de manutenção de faixa e frenagem automática de emergência. O hatch também conta com a função de alerta de ocupante traseiro, que avisa o motorista em caso de presença de crianças ou animais de estimação nos bancos de trás.

Novo Ford Focus Line
Novo Ford Focus Line
Foto: Ford/Divulgação

Sob o capô, o hatch conta com diferentes opções de motores a gasolina ou a diesel. O destaque fica para a versão híbrida, que é equipada com o motor 1.0 EcoBoost de 125 cv ou 155 cv associado a um sistema híbrido-leve de 48V, que ajuda a economizar combustível e reduzir as emissões de gases poluentes. O câmbio pode ser um manual de 6 marchas ou o automatizado de dupla embreagem e 7 marchas Powershift. Outra opção interessante é a versão esportiva ST, que traz um motor 2.3 turbo de 280 cv e 420 Nm de torque.

O novo Focus não tem previsão de chegada ao Brasil. Desde que saiu de linha, em 2019, o posicionamento da Ford no país passou a ser voltado para picapes e SUVs. Além disso, o segmento de hatches médios está praticamente extinto no Brasil, e conta apenas com o Chevrolet Cruze Sport6 como representante nacional da categoria. Caso viesse importado ao país, o Focus chegaria ao Brasil com com preços muito elevados, visto que o hatch parte de € 21.200 (cerca de R$ 135 mil) na Alemanha.

 

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade