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Fiat Titano chega em março com três versões a partir de R$ 220 mil

Nosso colunista Freire Neto antecipa o conteúdo das três versões do Fiat Titano e diz que os preços podem chegar a R$ 250 mil

9 mar 2024 - 10h12
(atualizado às 19h18)
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Fiat Titano na versão intermediária
Fiat Titano na versão intermediária
Foto: Stellantis / Guia do Carro

O principal lançamento da Fiat para o Brasil acontecerá nesta primeira quinzena de março. E a contagem regressiva já começou no site oficial do novo Fiat Titano. Mas a nova picape média da Fiat será lançada, inicialmente, em três versões: Endurance, Volcano e Ranch, como confirmamos com nossas fontes.

Além disso, o suspense chegou ao fim. Já que descobrimos que o novo Fiat Titano será equipado com o novo motor 2.2 turbodiesel, 4 cilindros, 16 válvulas, com correia dentada. Capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e com duas possibilidades de torque máximo.

Já para a versão de entrada, Endurance, o motor 2.2 será capaz de oferecer 370 Nm (ou 37,7 mkgf) de torque. Enquanto para as versões Volcano e Ranch, o torque será de 400 Nm (40,8 mkgf). Além disso, todas as versões terão tração 4x4 (4x2 traseira – 2H, 4x4 tempo parcial – 4H, 4x4 reduzida – 4L).

Fiat Titano na versão de entrada
Fiat Titano na versão de entrada
Foto: Stellantis / Guia do Carro

E diferentemente da versão de trabalho Endurance (câmbio manual de 6 marchas), a Volcano e a Ranch terão opção de câmbio automático de 6 velocidades.

E as medidas do Fiat Titano são basicamente os mesmos 5,33 metros de comprimento, 2,22 m de largura, 1,88 m de altura e 3,18 m de entre-eixos do Peugeot Landtrek – comercializado pela marca francesa no México e Chile, por exemplo. Por lá, a capacidade de reboque pode ser de três toneladas, enquanto a de carga fica em uma tonelada.

Já em detalhes as capacidades e dimensões da caçamba são a seguinte: comprimento máximo de 1,63 m, largura máxima de 1,60 m, largura entre as caixas de roda de 1,22 m, altura interna de 500 mm, capacidade volumétrica de 1.314 litros sem protetor (1.211 com protetor) e capacidade de carga de 1.020 kg.

Fiat Titano na versão topo de linha
Fiat Titano na versão topo de linha
Foto: Stellantis / Guia do Carro

E apostando no desempenho off-road, a capacidade do Fiat Titano de inclinação lateral é de até 42º. Já o ângulo de entrada é de 29º e o de saída, 27º. E a capacidade de travessia de água de até 600 mm, recomendados.

Sistema Arla 32

Assim como os modelos turbodiesel da Jeep e o próprio Fiat Toro, o Fiat Titano terá seu sistema de Arla 32 com capacidade de 18 litros e autonomia de até 2.400 km. E o Titano deverá ser abastecida com Diesel S10, pelo menos é o que recomendará a Fiat. Já o sistema Arla 32 é necessário para ajudar na redução das emissões de gases do diesel no ar.

Contudo, outra novidade do Titano na linha Fiat será a câmera 360º off road que só estará disponível na versão topo de linha, Ranch.

Fiat Titano: grande capacidade de reboque
Fiat Titano: grande capacidade de reboque
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Já o sistema de tração terá acionamento eletrônico através de um seletor no painel central do veículo: 2H, 4H e 4L. Além disso, terá o bloqueio do diferencial traseiro

Quando o assunto é equipamentos, a picape Titano traz de série itens como controles eletrônicos de estabilidade e tração, airbags frontais, volante multifuncional, retrovisor com ajustes elétricos e ar-condicionado para todas as versões no mercado da Argélia.

Mas em todas as versões os freios são a disco na dianteira e tambor na traseira. Além disso, segundo informações, a nova Fiat Titano será comercializada a princípio nas cores Branco Ambiente, Preto Carbon, Prata Billet e Vermelho Tramonto. Veja abaixo o conteúdo das três versões.

Fiat Titano: câmera de ré
Fiat Titano: câmera de ré
Foto: Stellantis / Guia do Carro

ENDURANCE – 6 Airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina), ar condicionado, assistente de estabilidade de reboque, assistente de partidas em rampas, banco do motorista com ajuste de altura, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, chave canivete, computador de bordo, controle automático de descida - HDC, controle eletrônico de estabilidade e tração, display 3,5” monocromático, iluminação da caçamba, para-choques, maçanetas e retrovisores pretos, piloto automático, porta-luvas refrigerado, pneus todo terreno, rádio bluetooth, rodas de aço 17”, travas elétricas, vidros dianteiros e traseiros elétricos e volante com ajuste de altura, entre outros.

VOLCANO – Conteúdo da Endurance + Bancos em couro, capota marítima, central multimídia 10,1”, display 4,2” colorido, duas câmeras (traseira + lateral), faróis de neblina, para-choque dianteiro, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, protetor de caçamba, para-choque traseiro preto com detalhe cromado, retrovisores externos elétricos, rodas de liga leve 17”, saída de ar para o banco traseiro, sensores traseiros de estacionamento, volante com ajustes de altura e profundidade.

Fiat Titano na versão topo de linha
Fiat Titano na versão topo de linha
Foto: Stellantis / Guia do Carro

RANCH – Conteúdo da Volcano + ar-condicionado digital automático dual zone, aviso de permanência em faixa, bancos dianteiros com ajustes elétricos, barras de teto cinza, câmera 360º off road, DRL- luzes diurnas de rodagem em led, estribos laterais cinza, lanternas em led, keyless Entry N’GO, maçanetas e retrovisores cromados, rodas de liga leve 18”, Santo Antônio cromado com detalhes em preto e cinza, sensor crepuscular, sensor de chuva e sensores dianteiros de estacionamento.

Opinião do Freire

Com uma rede de concessionárias consolidada em todo o Brasil, mais de 400, a Fiat não é líder de vendas à toa. Conhece muito bem o mercado brasileiro. E atua fortemente no segmento de picapes com a líder de vendas Strada e desde 2016, com a picape Toro – que inaugurou um segmento e conquistou clientes da cidade e do campo.

Freire Neto: Fiat Titano tem potencial para incomodar picapes rivais:

Mas será que isso será suficiente para o sucesso do Fiat Titano? Um dos fatores principais para encarar fortemente e de frente as concorrentes S10, Ranger, Frontier e Hilux será o posicionamento de preço e conteúdo – dois fatores que a Fiat sempre mostrou entender.

Os detalhes de conteúdo, posicionamento de preço, volume de produção e mix de versões só saberemos durante o lançamento – na próxima semana. Mas a agressividade da Fiat será fundamental para não errar nessa chegada ao mercado. Ao lado dela, tem uma carteira de clientes propícios a continuar na marca e apostar na proposta. E além disso, força e poder de convencimento para atrair novos clientes. Mas para isso, a comunicação precisa ser forte e eficiente, além de real e verdadeira.

Se focarmos no volume de vendas das principais concorrentes, a Hilux é absoluta no Brasil. Só em 2023, a Toyota vendeu cerca de 46.206 unidades, quase 4 mil unidades por mês. Em segundo, aparece a S10, da Chevrolet, com um total de 25.967 unidades vendidas em 2023, média superior a 2 mil unidades mensais. E em 2024, também apresentará novidades para o Brasil, com uma S10 atualizada.

Em terceiro e crescendo fortemente com a nova Ranger, a picape da Ford completou 2023 com 20.356 emplacamentos. Em quarto aparece o Mitsubishi L200 Triton, 12.663 unidades e fechando o Top 5, Nissan Frontier com 8.391.

Fiat Titano: todas da versão intermediária
Fiat Titano: todas da versão intermediária
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Seria a Fiat capaz de colocar a Nova Titano entre as 5 picapes médias mais vendidas do Brasil? Comente. Dependendo da capacidade de produção e montagem, se a rede comprar a ideia e o produto for bom, vai conseguir surpreender muita gente.

E em relação ao preço, a Titano deve ficar posicionada logo acima da Toro mais cara e abaixo da Rampage mais barata. Apostaria em algo em torno de R$ 219.990 mil (Endurance), R$ 239.990 (Volcano) e R$ 249.990 (Ranch). Vamos aguardar e esperar. Essas serão as minhas apostas para o lançamento. E você, o que acha? Aposta em algo?

Guia do Carro
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