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Feita no Brasil: câmera inteligente promete reduzir acidentes de carro em até 50%

ZF investiu R$ 35 milhões para fabricar item de assistência à direção em Limeira (SP); até 2030, tecnologia estará em quase 80% dos carros

18 out 2025 - 12h29
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Uma tecnologia com o potencial de reduzir as colisões frontais em até 50% acaba de entrar em produção no Brasil. Assim como aconteceu com o airbag e os freios ABS, a câmera frontal inteligente — item básico para sistemas como a frenagem autônoma de emergência — deve se tornar equipamento de segurança obrigatório no futuro.

Por isso, a ZF começou a fabricar a tecnologia em Limeira (SP). "Investimos R$ 35 milhões para produzir 900 mil unidades por ano do dispositivo", conta Carlos Delich, presidente da ZF América do Sul.

Segundo ele, o item já equipa 40% dos carros vendidos no Brasil hoje. O executivo estima que, até 2030, quase 80% dos veículos novos terão a solução.

Por que a câmera inteligente vai ganhar presença nos carros?

O avanço da tecnologia será estimulado pela legislação. O programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), política automotiva em vigor, prevê um cronograma para que novos equipamentos de segurança se tornem obrigatórios. A tendência é que a câmera inteligente, que já é mandatória na Europa, entre nessa lista em breve.

Delich destaca que, entre os grandes mercados, o Brasil está atrasado. "Na China, a solução está presente em 60% dos carros novos. Na Europa, em 100% por força da lei."

Como funciona a câmera inteligente?

Posicionada no topo do para-brisa, a câmera é um sensor de alta definição que atua como os olhos do carro. O dispositivo captura 36 imagens por segundo, identificando faixas na pista, pedestres, ciclistas e outros veículos.

Um processador interno analisa essas imagens em tempo real para calcular os riscos. Ao detectar perigo de colisão iminente, o sistema primeiro alerta o motorista com sons ou vibrações no volante. Se o condutor não reagir a tempo, o próprio carro aciona os freios de forma autônoma para evitar ou mitigar o impacto.

Quanto custa ter um carro mais seguro?

Questionado sobre o preço final da tecnologia para o consumidor, o presidente da ZF explica que o valor é diluído no preço do veículo e varia de acordo com a estratégia de cada montadora.

"Há uma gama de valores que depende das funções associadas à câmera. Uma coisa é o sistema oferecer apenas a frenagem de emergência. Outra é ele estar combinado com outros recursos de assistência à condução (Adas), como assistente de permanência em faixa e o leitor de placas de velocidade", finaliza Delich.

Estadão
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