Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fábrica de Citroën Jumpy, Ford Transit, Kia Bongo e Peugeot Expert pega fogo; afeta o Brasil?

Planta da Nordex, no Uruguai, sofre incêndio de grandes proporções e fontes locais afirmam que linha do Ford Transit foi completamente destruída

26 jul 2025 - 15h00
Compartilhar
Exibir comentários

A fábrica da Nordex, localizada em Montevidéu, no Uruguai, sofreu um incêndio na última sexta-feira, dia 18, durante um feriado local. Segundo o site Motor1 Argentina, o fogo destruiu quase toda a linha de montagem da Ford Transit, modelo que atende o mercado brasileiro e outros países da América do Sul.

Outros veículos produzidos na planta, como Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Kia Bongo, não foram afetados pelo incidente, e a expectativa é que suas produções sejam retomadas ainda nesta semana. Até fevereiro, vinha de lá a Fiat Titano, cuja produção foi transferida para a Argentina.

Ford Transit tem produção paralisada e pode passar a vir da Turquia

A paralisação da Transit, no entanto, deve se estender por mais tempo, o que pode comprometer o abastecimento do utilitário na região. Segundo a publicação argentina, uma possível solução seria retomar a importação da van da Turquia, país que fornecia o modelo até 2021, antes da nacionalização da montagem no Uruguai.

Em comunicado oficial, a Ford do Brasil declarou: "A Ford confirma que houve um incêndio na fábrica da Nordex, no Uruguai, na manhã da última sexta-feira, 18, onde é produzida a linha Transit para a América do Sul. Não há registro de feridos ou vítimas. O Corpo de Bombeiros atua no local e a causa do acidente está sob investigação. Estamos aguardando a avaliação completa para definir os próximos passos".

A planta da Nordex ocupa uma área de 7.200 m² e conta com aproximadamente 900 funcionários. Desse total, cerca de 300 trabalhavam na linha de montagem da Ford. Segundo o sindicato local, esses trabalhadores deverão ser transferidos para outras áreas dentro da própria fábrica, por exemplo.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade