Executivo da BMW diz que Apple Carplay só serve para mensagens e ouvir música
Dados coletados pela própria montadora mostram que usuários da BMW estão deixando de usar plataforma de espelhamento da Apple e preferindo o sistema nativo da marca
Se por um lado a tecnologia ajuda bastante nas tarefas do dia a dia, por outro, complica o que era simples. Quem, por exemplo, nunca se desentendeu com os espelhamentos Android Auto/Apple Carplay? Dependendo do carro, os sistemas dão problemas, não reconhecem o aparelho, desconectam repentinamente e, às vezes, o motorista é obrigado a reiniciar o celular ou até mesmo desligar e ligar o próprio carro. E é para evitar essas e outras dores de cabeça que muitos motoristas têm voltado aos sistemas nativos das montadoras. Pelo menos, é o que aponta a BMW.
Estudos realizados pela fabricante alemã informam que os motoristas evitam os sistemas de navegação oferecidos pela Apple/Google, e que só os utilizam para músicas e mensagens. Desse modo, os usuários preferem o programa integrado da própria montadora.
Além dos constantes problemas com conexão, a migração dos usuários para o sistema da montadora também se deve à melhora da tecnologia. Afinal, até pouco tempo, a navegação nativa era lenta e exigia atualizações manuais dos mapas. Agora, no entanto, as fabricantes também atualizam seus sistemas remotamente e, assim, se equipararam à Google e Apple em praticidade. Sem contar que a interação do sistema nativo com o próprio veículo facilita ainda mais a condução.
Zero privacidade
De acordo com Stephan Durach, vice-presidente sênior de desenvolvimento de interface e experiência do usuário, dados internos mostram que o sistema de navegação do Apple Carplay não é tão utilizado pelos proprietários. Para a base do relato, o executivo aponta a coleta de dados de 10 milhões de usuários por meio de monitoramento.
Durach completa que muitos usuários mantém o Apple Carplay ativado, mas migram para o sistema iDrive da BMW na hora de navegar. Seja como for, entre todos os motoristas monitorados, não houve relato de quantos deles preferem o Google Maps ou o Waze ao invés da navegação integrada da BMW. O executivo disse ao BMW Blog: "Podemos ver o que nossos clientes estão fazendo, que tipo de controles estão usando e em que tipo de condições de direção os utilizam". Isso só prova que a privacidade no mundo de hoje é zero.
Com base nos dados, a BMW deve repensar estratégias, afinal, a General Motors, por exemplo, removeu completamente o Apple Carplay e o Android Auto de sua linha de veículos elétricos. Já Rivian e Tesla nunca ofereceram os sistemas em seu portfólio de carros. Pode, sim, ser o futuro da marca bávara.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!