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Dia Mundial do Fusca; confira a história do modelo da Volkswagen

Data foi instituída em 1995 com o objetivo de homenagear a história e a longevidade do veículo da VW; Fusca foi produzido por duas vezes no Brasil, e teve três gerações até sair de cena, em 2019

24 jun 2025 - 08h01
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Com mais de 3 milhões de vendas só no Brasil, o Fusca é um carro que tem muito a comemorar. São tantas datas que até tem gente que confunde. Em janeiro, o modelo celebra o Dia Nacional. E, agora, neste mês, o emblemático carrinho tem o dia 22 para chamar de seu.

O Dia Mundial do Fusca, que acontece neste domingo (22) foi instituído em 1995, há exatos 30 anos. A data é fruto da sugestão do colecionador brasileiro Alexander Gromow. Quando o modelo da VW foi eleito o carro do século, Gromow fez uma campanha mundial para que esse dia fosse comemorado como o mundial do Fusca. O objetivo era homenagear a história e a longevidade do veículo. Coincidentemente, em 22 de junho de 1934, foi dado o start para a criação do "carro do povo" - palavras que vêm o do alemão Volks (povo) e Wagen (veículo).

Para quem não se lembra da história, cabe recordar que o desenvolvimento do Fusca começou devido a um projeto encomendado por Adolf Hitler a Ferdinand Porsche, em 1935, durante o regime nazista. A ideia era criar um automóvel acessível às famílias de baixa renda. Anos depois, serviria de base para a criação do 356, primeiro carro da Porsche, e precursor do 911.

Volkswagen Fusca
Volkswagen Fusca
Foto: Volkswagen/Divulgação / Estadão

O Fusca foi lançado em 1938 e se transforou em um dos veículos mais vendidos do mundo. Conhecido como Type 1, o modelo é baseado nos projetos Typ 12 e Typ 32, assinados por Porsche.

Fusca teve poucas mudanças estéticas ao longo da carreira
Fusca teve poucas mudanças estéticas ao longo da carreira
Foto: Volkswagen/Divulgação / Estadão

No Brasil

Nas décadas seguintes, o modelo ganhou popularidade e foi se alastrando pelo mundo. Tudo isso, graças à junção entre baixo custo, mecânica simples e desenho discreto - premissas da criação. Com tais credenciais, chegou a diversos países, incluindo o Brasil, mais precisamente em 23 de março de 1953. Batizado como Volkswagen Sedan, o modelo - que logo passou a ser chamado de "Fusca" - a princípio vinha importado sob regime CKD. Era, então, montado no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo. Esse sistema de produção foi mantido de 1953 a 1957.

Em 1974, Fusca dominava as ruas do Brasil; imagem da Avenida 23 de Maio, na capital paulista
Em 1974, Fusca dominava as ruas do Brasil; imagem da Avenida 23 de Maio, na capital paulista
Foto: Alfredo Rizzutti/Estadão / Estadão

Graças ao sucesso, a Volkswagen decidiu erguer uma fábrica para produzir o Fusca no Brasil. Em 3 de janeiro de 1959 teve início a produção do modelo com peças feitas no País. A fábrica da marca, às margens da Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, continua em operação.

Volkswagen Fusca retornou ao Brasil entre 1993 e 1996
Volkswagen Fusca retornou ao Brasil entre 1993 e 1996
Foto: Volkswagen/Divulgação / Estadão

Por aqui, o Fusca teve produção ininterrupta até 1986. Em 1993, retornou às linhas da Volkswagen. Mas essa segunda leva de produção - iniciativa do ex-presidente Itamar Franco - durou pouco, só até 1996. A última unidade feita no mundo, em 2003, nasceu no México. No total, a trajetória rendeu mais de 21 milhões de unidades fabricadas pelo mundo. É, desse modo, um dos principais sucessos da indústria automotiva de todos os tempos.

VW Fusca de última (e terceira) geração
VW Fusca de última (e terceira) geração
Foto: Volkswagen/Divulgação / Estadão

Outras gerações

Embora não tenham conseguido o sucesso da primeira, o Fusca teve outras duas gerações antes de encerrar, definitivamente, sua história, há quase seis anos. Sua segunda geração surgiu em 1998 e foi batizada de New Beetle, o carro utilizava a plataforma do Golf. Já a terceira geração, lançada em 2011, adotou o nome local utilizado em cada mercado onde já havia sido vendido. A última unidade saiu da fábrica de Puebla, no México, em 10 de julho de 2019.

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Estadão
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