Conheça os 5 carros elétricos mais baratos do Brasil
Cada vez mais procurados, carros elétricos têm se tornado mais populares no mercado brasileiro; confira os 5 mais baratos do Brasil
Embora ainda não sejam maioria, os carros elétricos têm se tornado cada vez mais populares no Brasil. Depois da chegada das marcas chinesas BYD e GWM, cresceu a oferta de modelos totalmente elétricos a preços mais acessíveis, inclusive de marcas tradicionais, que foram forçadas a baixar os valores para se manterem competitivas.
A mais recente queda foi do Renault Kwid E-Tech, que já havia recebido um desconto no ano passado. Na última quarta-feira, 7, a marca francesa anunciou um novo preço para o hatch elétrico, que agora custa R$ 99.990.
Segundo a Fenabrave, o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2023 foi o BYD Dolphin, que emplacou 6.812 unidades. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram vendidos 19.310 carros elétricos no país durante o último ano, um impressionante crescimento de mais 128% em relação às vendas de 2022.
Mas quais são os carros elétricos mais em conta do Brasil atualmente? Para descobrir essa resposta, selecionamos os cinco carros 100% elétricos mais baratos à venda no Brasil, considerando os preços das versões mais em conta disponíveis nos sites das montadoras, sem distinção de carroceria.
5º lugar - GWM Ora 03 - R$ 150.000
Abrindo a lista, temos o GWM Ora 03. Lançado no Brasil em 2023, o hatch chinês manteve o preço de lançamento mesmo com o retorno do imposto de importação e é vendido nas versões Skin (R$ 150.000) e GT (R$ 184.000). As duas opções trazem motor elétrico de 171 cv e 250 Nm, mas o alcance varia de 232 km (Skin) e 319 km (GT). O Ora 03 vai de 0 a 100 km/h em 8,2 s e chega a 160 km/h de velocidade máxima.
4º lugar - BYD Dolphin - R$ 149.800
Em quarto lugar, vem o BYD Dolphin. Vendido no Brasil nas versões Dolphin e Dolphin Plus, o hatch parte de R$ 149.800 e chega aos R$ 179.800 na versão Plus, que oferece 204 cv e 330 km de alcance. Já a versão de entrada Dolphin conta com motor elétrico de 95 cv e 180 Nm. Vai de 0 a 100 km/h em 10,9s e chega a 160 km/h. Já o alcance é de 291 km no ciclo Inmetro.
3º lugar - JAC E-JS1 - R$ 126.900
Abrindo o pódio, o terceiro lugar da lista fica com o JAC E-JS1. Lançado no Brasil em 2021, o hatch chinês é equipado com um motor elétrico de 62 cv e 150 Nm, e acelera de 0 a 100 km/h em 10,7s. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 110 km/h, enquanto o alcance é de até 161 km (PBEV). Chega a R$ 138.900 na versão EXT de apelo aventureiro.
2º lugar - Caoa Chery iCar - R$ 119.990
Antigo líder em janeiro, o Caoa Chery iCar agora é o vice na nossa lista. Vendido em versão única no Brasil, ele baixou de preço depois da chegada do Dolphin e Ora 03, recebendo um desconto de R$ 20 mil. É equipado com um motor elétrico de 61 cv e 150 Nm, e acelera de 0 a 100 km/h (sua velocidade máxima) em 12,8s. O alcance é de até 197 km no ciclo Inmetro.
1º lugar - Renault Kwid E-Tech - R$ 99.990
O carro elétrico mais barato do Brasil é o Renault Kwid E-Tech. Lançado em 2022 por R$ 142.990, o Kwid elétrico já chegou a custar R$ 149.990, mas teve o preço reduzido para R$ 99.990 depois da chegada do Dolphin e do Ora 03. Ele é importado da China em versão única com um motor elétrico de 65 cv. O hatch acelera de 0 a 50 km/h em 4,1 segundos e chega aos 130 km/h de velocidade máxima. O alcance é de até 185 km no ciclo do Inmetro.