PUBLICIDADE

Com muitas transformações e boas vendas, BMW X3 completa 20 anos

Modelo foi o primeiro a ser classificado como SAV pela marca e já vendeu mais de 2,5 milhões de unidades pelo mundo em duas décadas

8 abr 2024 - 16h23
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação BMW / Guia do Carro

O BMW X3 completa 20 anos de existência. O modelo foi o pioneiro a quem a marca alemã deu a alcunha de SAV (Sport Activity Vehicle ou Veículo de Atividade Esportiva em tradução literal). O BMW X3 foi lançado em 2003 teve as vendas iniciadas  nos primeiros meses de 2004.

O BMW X3 foi idealizado para combinar a robustez de um veículo utilitário com a agilidade de um esportivo médio, desde que fosse preservada a dirigibilidade do Série 3. Tanto que o X3 foi o primeiro a oferecer tração integral xDrive.  

Essa relação com o BMW Série 3 E46 era nítida no lançamento, mas o BMW X3 oferecia uma altura maior em relação ao solo, assim como mais capacidade off-road.

Foto: Divulgação BMW / Guia do Carro

A primeira geração do BMW X3 foi produzida em Graz (Áustria) e foi vendida nos mercados internacionais da BMW, alcançando mais de 600 mil unidades vendidas.

Com a estreia da segunda geração (F25) no final de 2010, o BMW X3 apresentou uma carroceria maior e um interior mais espaçoso. Integrou sistema de informação e entretenimento BMW iDrive, além de novos sistemas de assistência ao motorista.

Uma das atualizações foi o lançamento da nova geração de motores BMW TwinPower Turbo. Esses novos motores proporcionaram ao BMW X3 um desempenho ainda melhor e mais eficiência nos rendimentos de combustível.

Foto: Divulgação BMW / Guia do Carro

O BMW X3 F25 foi produzido na fábrica do BMW Group em Spartanburg, Carolina do Sul, nos Estados Unidos, com participação de fornecedores com operações no México. Foram mais de 700 mil unidades.

A terceira geração (G01), lançada em 2017, marcou com a introdução da primeira variante M Performance para o BMW X3, oferecendo condução mais dinâmica combinada com conforto a bordo. Foi aí que o BMW X3 começou a explorar a eletrificação com a versão híbrida plug-in.

Nesta geração estreou o primeiro BMW iX3, o primeiro modelo BMW a utilizar a 5ª geração do sistema de propulsão elétrica BMW eDrive e capaz de oferecer até 460 km de autonomia.

Com a terceira geração do BMW X3, a produção foi focada na Planta do BMW Group em Spartanburg, à qual foram adicionadas as fábricas do BMW Group em Rosslyn, na África do Sul, e Dadong, na China.

Desde o final de 2003, foram mais de 2,5 milhões de proprietários do BMW X3 em todo o mundo. 

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade