Com IPVA 50% mais barato no Paraná, T-Cross paga menos da metade do valor de SP
Nova alíquota de 1,9% sobre o valor venal é a menor do País, e quer trazer emplacamentos de volta para o Estado
A partir de 2026, os proprietários de veículos no Paraná vão pagar menos IPVA. O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou na última quarta-feira (20) que a alíquota do imposto será reduzida de 3,5% para 1,9% sobre o valor venal, representando uma queda de 45%. A mudança, que configura o menor percentual do País, deve beneficiar cerca de 3,4 milhões de motoristas em todo o Estado.
Os carros de passeio são os principais contemplados: mais de 2,5 milhões terão a alíquota reduzida. Também entram na lista motocicletas (268,7 mil), caminhonetes (244,7 mil) e camionetas (225,1 mil).
A medida, entretanto, não altera as regras para veículos já tributados com percentual diferenciado. Assim, ônibus, caminhões, utilitários de carga, veículos de aluguel ou movidos a GNV continuam pagando 1%.
Contudo, o cálculo do IPVA segue sendo feito sobre o valor venal determinado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que anualmente divulga a tabela com base nos preços praticados no Estado.
Compensações para sustento da medida serão adotadas
Para manter o equilíbrio nas contas públicas, o governo adotará contrapartidas já em 2026. A multa por atraso no pagamento do imposto, por exemplo, dobrará de 10% para 20%. Além disso, o Estado espera recuperar parte da arrecadação com a migração de veículos que hoje são emplacados em outros estados, como Santa Catarina, onde a alíquota é de 2%.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!