Com carreira curta, Toyota Yaris sai de linha no Brasil
Fora de produção desde o fim do ano passado, hatch e sedã saem de cena para dar espaço ao Yaris Cross, SUV compacto que chega em outubro
A família Yaris (hatch e sedã) deixou de ser vendida no Brasil. Apesar de ainda aparecer nas lojas, e no configurador do site da Toyota, a dupla já está de fora da tabela de preços da marca.
Os modelos atuaram desde 2018 no mercado brasileiro e tiveram a produção encerrada em dezembro do ano passado.
Na prática, não é nenhuma surpresa. Afinal, a aposentadoria de Yaris e Yaris Sedan era óbvia, até mesmo porque precisavam abrir espaço na linha de produção de Sorocaba, no interior de São Paulo, para a fabricação do Yaris Cross.
Com o atraso do SUV, no entanto - que está previsto para ser lançado em outubro - a dupla havia ganhado sobrevida.
Breve histórico
Em 2018 aconteceu o lançamento do terceiro veículo produzido pela Toyota no Brasil, o Yaris. A ideia era substituir o Etios e, de quebra, firmar a entrada da marca no segmento B-premium.
O Yaris tinha motores 1.3 e 1.5. Ambos, em síntese, usados no Etios. Muitos, no entanto, apontavam a falta de uma opção mais econômica - visto que alguns concorrentes passaram a optar por motores 1.0 turbo.
Com visual melhorado na comparação com a família Etios, mas não tão atraente como o de alguns rivais, o Yaris nunca foi sucesso. É tanto que, no mês passado, o sedã vendeu 31 unidades e o hatch, só 16. Para se ter ideia, o VW Polo emplacou quase 13 mil registros no período. Os números são da Fenabrave.
O substituto
Com a saída de Yaris e Yaris Sedan, entra em cena outro Yaris, o Cross. O modelo chegará para concorrer com o líder VW T-Cross e outros integrantes da categoria, como Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Jeep Renegade e Honda HR-V. Terá quatro configurações de acabamento: XR, XRE, XRX e XRX Hybrid.
Enquanto as versões mais baratas utilizarão o motor 1.5 flex de quatro cilindros e 16 válvulas aliado ao câmbio automático do tipo CVT (o mesmo da dupla aposentada), o híbrido virá com o mesmo conjunto mecânico do modelo tailandês.
Trata-se do 1.5 16V de ciclo Atkinson combinado a outro motor elétrico e uma bateria autorrecarregável. Como no Brasil a alimentação será flex, terá potência superior aos 113 cv do asiático. Câmbio será o automático e-CVT.
Com 4,31 metros de comprimento e 2,62 m de distância entre-eixos, o SUV compacto revelado em maio ainda guarda surpresas. Além do visual (que é diferente do modelo europeu), não há detalhes sobre lista de equipamentos, acabamentoe, evidentemente, preços.
No modelo tailandês, ao menos, o Yaris Cross traz itens como freio de estacionamento por botão com auto hold, central multimídia e quadro de instrumentos digital.
Porta-malas com abertura e fechamento elétrico, câmeras 360º, teto solar panorâmico e assistentes de condução semiautônomos também aparecem na opção topo de linha do modelo asiático - e devem pintar por aqui. Posicionado abaixo do Corolla Cross, deverá atuar na faixa entre R$ 130 mil e R$ 185 mil.