Citroën C3 atinge a marca de 100 mil unidades produzidas no Brasil
Lançado em 2003 no Brasil com produção em Porto Real (RJ), Citroën C3 já teve três gerações produzidas no país e ganhou novidades em 2025
O Citroën C3 atingiu o marco de 100 mil unidades produzidas no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real, no Rio de Janeiro (RJ). Lançado em 2003 no Brasil, o hatch já teve três gerações produzidas no país. Neste ano, a linha 2026 ganhou novos equipamentos e melhorias no interior, além da nova versão XTR, com proposta mais aventureira.
Citroën C3 foi lançado em 2003 no Brasil
“O Citroën C3 contribuiu significativamente para a relevância da Citroën no país e estabeleceu uma nova referência no segmento de compactos na época. Até hoje, o modelo tem um papel fundamental em nossa gama, pois traz os novos clientes que buscam um hatch com as vantagens de um SUV, com seu amplo espaço interno”, destaca Felipe Daemon, vice-presidente da marca Citroën para a América do Sul.
A linha de produtos 2026 é composta por cinco versões, sendo: Live, Live Pack, Feel, You e XTR. A versão XTR se posiciona como topo de gama do motor 1.0 firefly com câmbio manual, entregando até 75 cv de potência. Ela conta com detalhes visuais exclusivos e rodas de 15” com pneus de uso misto.
Na conectividade, a central multimídia de 10,25" ganhou bordas finas em preto brilhante, mantendo o espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay. A partir da versão Feel, os comandos dos vidros elétricos passam a estar posicionados na porta do motorista, saindo da posição entre os bancos dianteiros.
“Esse marco reforça o papel estratégico do Polo na transformação industrial da Stellantis e no fortalecimento da economia da região, impulsionando inovação, empregos e o desenvolvimento de toda a cadeia automotiva fluminense”, afirma Sérgio Marques, Plant Manager do Polo Automotivo Stellantis de Porto Real.
C3 já teve três gerações produzidas no Brasil
A história do Citroën C3 nasce do conceito Lumière, apresentado no Salão de Paris de 1998 e desenvolvido pelo estúdio de design da marca sob direção de Donato Coco. O carro chamou a atenção à época pelo teto curvo e linhas que surgiam com robustez. A primeira geração do modelo foi lançada em maio de 2003.
Ela foi marcada por linhas arredondadas e ampla área envidraçada com para-brisa de destaque, sendo ainda o primeiro modelo da Citroën a adotar direção com assistência elétrica de variação automática conforme a velocidade. Depois foram lançadas em agosto de 2012 e mesmo mês de 2022, respectivamente a segunda e terceira geração do hatch compacto.