Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carro elétrico: 29 dúvidas que quase todo mundo ainda tem

Respondemos de forma rápida, clara e objetiva 29 questões que a maioria das pessoas faz sobre carros elétricos para tirar as dúvidas

14 ago 2023 - 19h51
(atualizado em 14/8/2023 às 15h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Mercedes-Benz EQE 300 Edition One
Mercedes-Benz EQE 300 Edition One
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

1. Existe diferença entre um carro 100% elétrico e um híbrido plug-in?

Sim. embora ambos sejam plugáveis, o carro 100% elétrico possui apenas motor elétrico (ou motores elétricos), que é alimentado pela bateria, enquanto um híbrido possui dois tipos de motores: um elétrico e um a combustão interna. Em alguns híbridos, pode haver dois ou até três motores elétricos atuando com o motor a combustão.

2. Como funciona a regeneração de energia?

A regeneração ou recuperação de energia funciona da seguinte forma: ao remover o pé do acelerador, o motor deixa de consumir e passa a gerar energia. Existem dois ou três níveis de recuperação de energia num veículos elétrico: no nível mais forte, basta tirar o pé do acelerador para que o freio seja acionado..

3. Como sei que o carro elétrico está ligado?

Olhe no painel e caso esteja escrito “Ready” o carro estará ligado.

4. Posso utilizar o carro elétrico quando está chovendo?

Sim, o veículo é totalmente isolado, e tanto o motorista como os outros ocupantes estão totalmente seguros.

5. Ar condicionado, rádio ou luzes descarregam a bateria do veículo elétrico?

Assim como nos veículos a combustão, a utilização destes equipamentos consome energia da bateria de 12V e, como ela é alimentada pela bateria principal, há um consumo mínimo.

6. O carro elétrico faz algum ruído?

Os carros elétricos são silenciosos. Mas, por questão de legislação, algumas montadoras criam um som artificial para alertar as pessoas que estão do lado de fora do veículos.

7. Como é o desempenho do carro elétrico em subidas muito acentuadas?

Depende da potência do motor, mas costuma ser ótimo. Uma das vantagens do carro elétrico é perder torque por fluxo de calor, como acontece com motores a combustão. Quanto maior o valor de torque (em Nm), melhor será o desempenho na subida. Mas, atenção: o consumo na subida também é maior.

8. O carro elétrico é mais resistente à água do que um veículo à combustão?

Não. Um carro elétrico possui as mesmas características de vedação que um modelo flex, a gasolina, a álcool ou a diesel. Em caso de enchente, a recomendação é não enfrentar o ponto de alagamento para qualquer tipo de veículo.

9. Caso necessário, o reboque do carro é realizado de forma convencional ou há algum procedimento diferente?

Se a bateria descarregar é possível rebocar de forma convencional, como em um guincho ou plataforma.

10. Carros elétricos atraem raios?

Não. Carros elétricos não atraem raios.

11. O que rende mais: um tanque cheio de combustível ou uma bateria 100% carregada?

Carros elétricos são mais eficientes do que carro a combustão e economia é de cerca de 70%. Em palavras simples: 100 km em um veículo elétrico podem ser alcançados com aproximadamente 20 kWh e os mesmos 100 km no motor a combustão deve consumir cerca de 10 litros de gasolina..

12. Qual o fator que mais influencia na autonomia?

O principal fator que influencia a autonomia do veículo é o comportamento do motorista ao dirigir. E neste caso aqui também vale a comparação com veículos a combustão: dirigir de forma mais “agressiva” irá consumir mais bateria do veículo.

13. É possível rebocar um trailer com um carro elétrico?

Sim. Um carro elétrico pode rebocar um trailer desde que tenha capacidade para isso. Porém, ao carregar mais peso, o esforço será maior e, consequentemente, a autonomia será menor.

14. Em grandes congestionamentos, há risco de o carro elétrico ficar sem bateria?

Em um congestionamento existe um consumo mínimo da bateria para manter os equipamentos de conveniência e entretenimento em funcionamento, como ar-condicionado, sistema de som, faróis etc. O risco de ficar sem energia é equivalente a ficar sem combustível. Neste caso a grande vantagem é que os motores elétricos são mais eficientes e não consomem combustível como ocorre em um veículo a combustão.

15. Posso recarregar um carro elétrico em casa?

Sim, para a maioria dos proprietários de carros elétricos esta é a solução mais comum.

16. Quanto tempo preciso para carregar o veículo elétrico?

Depende da potência e tipo do carregador, da infraestrutura que atende a este carregador e também da capacidade de carregamento do próprio carro. De qualquer forma, para quem pretende deixar o veículo carregando ao longo da noite, a operação de plugar ou desplugar o carro da tomada da residência não levará mais que 1 minuto (esse é o tempo real “perdido” pelo usuário, pois durante o carregamento pode fazer outras coisas e/ou dormir).

17. A bateria de 12V de um carro elétrico pode descarregar?

Sim, assim como ocorre com veículo equipado com motor a combustão interna.

18. Devo esperar até que a bateria do carro descarregue totalmente para recarregá-la?

Não é necessário esperar que a bateria do veículo se descarregue por completo para realizar uma recarga. As baterias de lítio em carros elétricos se beneficiam de cargas parciais e não perdem autonomia executando pequenos intervalos de recarga.

19. Até quanto devo carregar um veículo elétrico?

Para uso diário e pequenas distâncias, o recomendável é ajustar o nível de carga para 80%. Para viagens de longas distâncias, é recomendável ajustar o nível de carga para 100%, visando maior alcance.

20. O que faço se a bateria do meu veículo ficar sem carga?

Assim como no caso de pane seca para veículos a combustão, caso a bateria do veículo elétrico tenha sua carga esgotada, a melhor opção é chamar um guincho para transportar o carro até um local para efetuar uma recarga.

21. Quantas estações de recarga existem no Brasil?

Pelos cálculos da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o Brasil já tem mais de 2.800 eletropostos públicos e semipúblicos em operação, fora a rede de recarga privada das concessionárias de veículos elétricos. A expectativa é chegar a mais de 3 mil eletropostos públicos e semipúblicos até o final de 2022.

22. Ao colocar o carro elétrico para carregar, posso receber alguma descarga elétrica?

Não, o sistema de alta tensão é isolado e protegido.

23. A manutenção de um carro elétrico é mais cara ou mais barata?

É mais barata. Não é necessário substituir elementos como filtro de óleo, filtro de ar, velas de ignição ou óleo do motor, portanto a manutenção é basicamente para calibração e inspeção dos sistemas elétricos do veículo.

24. Um mecânico de confiança pode fazer a manutenção do meu carro elétrico?

Não, é recomendável que os reparos sejam realizados por um concessionário homologado pelo fabricante para fazer qualquer tipo de reparação.

25. Qual é a diferença entre kW e kWh, que são termos que aparecem nas fichas técnicas dos carros elétricos?

kW (kilo Watt) indica a potência do carro elétrico e também a potência do carregador de um veículo elétrico. kWh (kilo Watt hora) indica a capacidade da bateria. Comparando com carros a combustão, kW é como se fosse a “cavalaria” do carro elétrico, enquanto kWh é como se fosse o “combustível” que tem no tanque.

26. Como sei se um determinado valor em kW é bom ou ruim?

1 kW é equivale a cerca de 1,35 cv de potência. Portanto, um carro com potência de 100 kW já é bom, pois tem uma potência equivalente a 135 cv. E um carro com 74 kW de potência é equivale a 100 cv. Da mesma forma, carregadores com potência acima de 50 kW são rápidos.

27. Se um carregador tem 100 kW e dois carros estão carregando, cada um vai receber 100 kW? Não, a potência será dividida pela quantidade de carros que está sendo carregada.

28. Quantos kWh deve ter uma bateria para que eu possa viajar com um carro elétrico?

Depende da distância da viagem, mas também do consumo determinado pelo fabricante. Se um carro elétrico tem uma bateria de 45 kWh e um consumo de 20 kWh/100 km, o alcance teórico será de 225 km. Para isso, entretanto, o motorista terá que obter essa média de consumo em sjua condução. Já um veículo com uma bateria de 60 kWh e consumo médio de 18 kWh/100 km poderá, teoricamente, rodar 333 km.

29. É possível viajar de carro elétrico pelo Brasil?

Sim, há relatos de pessoas que já viajaram do Nordeste ao Sul do Brasil, há caso de um jornalista que foi de São Paulo até Montevidéu (Uruguai) e nós, do Guia do Carro, já fomos de São Paulo até Foz do Iguaçu (Paraná). Entretanto, essas viagens precisam ser planejadas, pois não existem eletriopostos de recargas rápidas em todas as estradas. A maioria fica em São Paulo e nos Estados do Sul.

Chefão da Stellantis faz test drive no Citroën Ami e confirma lançamento:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade