PUBLICIDADE

BYD quer trocar ônibus londrino de dois andares por elétrico

Fabricante não quer romper a tradição e por conta disso criou um protótipo 100% elétrico, também de dois andares, com 644 km de autonomia

25 mai 2024 - 14h41
(atualizado em 28/5/2024 às 16h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A BYD não quer romper a tradição e criou um protótipo de ônibus 100% elétrico, também de dois andares, com 644 km de autonomia, para ganhar a concessão e poder rodar com passageiros por Londres sem emitir poluentes

A BYD segue avançando mundialmente com sua proposta de um futuro mais "verde" e sustentável. O alvo agora foi aquele ônibus de dois andares que circula pelas ruas de Londres, na Inglaterra, que é híbrido.

A ideia de trocar o símbolo do transporte daquela capital ainda está na fase de proposta. Mas é interessante: a BYD criou um ônibus muito parecido com aquele tradicional vermelho, também com dois andares, porém 100% elétrico e com autonomia para rodar até 644 quilômetros.

Chamado de BD11, o nobo ônibus foi projetado exclusivamente para a capital britânica e pode começar a rodar já este ano se a BYD conseguir ficar com o contrato.

Vale dizer que versões diferentes do modelo serão feitas para outras regiões.

O BD11 tem bateria gigante, de 532 kWh, e pode ser recarregado por completo em "algumas horas". A autonomia, como dissemos, é de mais de 640 quilômetros.

São quatro motores elétricos, suspensão pneumática ativa inteligente e diversos recursos de assistência ao motorista, como frenagem de emergência, corretor de faixa etc.

A fabricante diz que já tem cerca de 1,8 mil ônibus elétricos em trânsito pelas estradas do Reino Unido, que torna o caminho para a assinatura do contrato um pouco mais fácil. Segundo a marca, já foram mais de 130 milhões de quilômetros rodados.

BYD BD11, ônibus londrino 100% elétrico, está em pauta
BYD BD11, ônibus londrino 100% elétrico, está em pauta
Foto: Divulgação / Divulgação
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade