BYD mostra primeiro Dolphin Mini elétrico montado na Bahia e impressiona
Montadora chinesa abre as portas da fábrica baiana e impressiona pela estrutura moderna, robôs e perspectiva de alta produção
Depois de 15 meses, a BYD apresentou o primeiro Dolphin Mini montado em sua nova fábrica de Camaçari, na Bahia. Foi um momento histórico, pois este é o primeiro carro elétrico moderno que sai do local onde antigamente funcionava a fábrica da Ford. Segundo a BYD, foi uma montagem teste e não o início das atividades.
Apesar de a produção ser no formato SKD (veículo semidesmontado), o evento impressionou pela modernidade das instalações, presença de robôs e perspectiva de alta produção num futuro próximo. Nessa fase, os carros chegam semidesmontados da China e são finalizados no Brasil.
Foi assim, por exemplo, que a Volkswagen começou a produzir no Brasil. O sistema é usado SDK/CKD é usado atualmente pela Audi, BMW e Land Rover. A montagem final no veículo é uma estratégia global da BMW, que produz a maioria das peças na Alemanha. No caso da BYD, a ideia é transformar Camaçari num hub de exportação para a América Latina.
Segundo a BYD, o Dolphin Mini será montado em “um complexo industrial de última geração, onde cada metro quadrado respira tecnologia do futuro”. Com mais de 1 milhão de unidades vendidas em dois anos, o pequeno BYD é o carro elétrico mais vendido no Brasil e já passou de 34 mil unidades.
“Levamos apenas 15 meses entre iniciar as obras e entregar o primeiro veículo em caráter experimental da nossa linha de produção”, disse Stella Li, CEO da BYD Américas e Europa. “Esse é um momento histórico não apenas para a BYD, mas para o futuro da mobilidade sustentável em toda a América Latina.”
A fábrica da Bahia está sendo preparada também para a montagem de dois carros híbridos plug-in: o BYD Song Pro (SUV) e o BYD King (sedã), ambos nas versões GL e GS. Por isso, a empresa está investindo também num motor 1.5 DM-i flex, para equipar esses dois modelos (rivais do Jeep Compass e do Toyota Corolla).
“Estamos transformando Camaçari em uma potência para o futuro. O que estamos vendo hoje na Bahia é um marco na reindustrialização do país e um grande salto tecnológico. A BYD agora é uma empresa feita por brasileiros para brasileiros”, disse Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD Auto Brasil.
Tecnologia da nova fábrica
A linha de montagem da BYD na Bahia é uma das mais modernas do mundo, com tecnologia de última geração, automação inteligente e controle total de todas as fases da produção. Um sistema de sequenciamento inteligente prioriza a produção dos modelos com maior demanda.
Cada carro pode ser rastreado em tempo real enquanto avança pela linha. Robôs cuidam de tarefas como instalação de vidros e fixação de baterias. O uso do espaço é tridimensional, aproveitando cada centímetro de maneira eficiente.
Um sistema exclusivo de fricção silenciosa mantém os níveis de ruído abaixo de 70 decibéis, criando um ambiente de trabalho agradável e confortável. O prédio principal é um dos maiores da América Latina dedicado à produção de veículos elétricos, com uma área enorme de 156.800 metros quadrados.
Fornecedores e investimento
A BYD também anunciou a qualificação de 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A Continental Pneus de Camaçari, vizinha da fábrica, é a primeira companhia oficialmente homologada.
A BYD está investindo R$ 5,5 bilhões no complexo de Camaçari – uma megaestrutura que ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, equivalente a 645 campos de futebol. Segundo a empresa, quando todas as fases estiverem concluídas, o projeto deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos.
A fábrica começa com capacidade anual de 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase. Inicialmente operando no sistema SKD (Semi Knocked-Down), a planta evoluirá gradualmente para produção nacional completa – incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local. Os prazos de cada fase não foram revelados.