BYD inaugura fábrica no Brasil e mostra novo Song Pro híbrido flex
Com capacidade atual de produção em 150 mil unidades anuais, nova fábrica da BYD em Camaçari (BA) já monta o Dolphin Mini e fará o Song Pro
Depois de meses de expectativa, a BYD inaugurou oficialmente nesta quinta-feira, 9, a linha de montagem final de veículos em Camaçari (BA). Além do Dolphin Mini já montado na fábrica baiana, a montadora chinesa também mostrou o novo BYD Song Pro híbrido flex, que terá uma edição especial e limitada para a COP30. Além disso, a BYD também anunciou planos de expansão e mira a liderança do mercado brasileiro até 2030.
Fábrica da BYD no Brasil é a maior da marca fora da Ásia
Com capacidade para produzir 150 mil veículos por ano em sua primeira fase e 300 mil na etapa posterior, a fábrica já emprega mais de 1,5 mil colaboradores. Trata-se da maior instalação da BYD fora da Ásia. Quando concluído, o complexo realizará a fabricação completa dos principais modelos da marca. Já são ao menos oito modelos confirmados, dentre eles o sedã King. As primeiras unidades serão entregues nas próximas semanas.
Atualmente, os veículos são montados na unidade em regime CKD (kits desmontados) e SKD (kits semidesmontados). A cerimônia reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, ministros de Estado e outras autoridades, incluindo o presidente e fundador da BYD, Wang Chuanfu.
Marca tem planos de expansão no país
Durante reunião com o presidente Lula, Wang Chuanfu confirmou um novo investimento para ampliar a fábrica e dobrar a capacidade de produção anual, saindo dos previstos 300 mil veículos para até 600 mil unidades por ano. A meta da marca chinesa é de estar entre as três maiores montadoras do país até 2028 e chegar ao topo do ranking até 2030.
Executivos globais e regionais da companhia também estiveram presentes, incluindo Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD para Américas e Europa; Tyler Li, CEO da BYD Brasil; e Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da marca no país.
"A BYD acredita no potencial de expansão do mercado brasileiro, tem planos de longo prazo para uma população que merece veículos cada vez melhores e seguirá investindo para ajudar a aquecer a economia, gerar empregos e qualificar a força de trabalho", celebra Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD para Américas e Europa.
A cerimônia também celebrou um marco inédito: a produção do veículo de número 14 milhões da companhia no mercado global, uma edição exclusiva do BYD Song Pro. O marco foi atingido apenas três meses após a entrega do carro de número 13 milhões. Em perspectiva, a companhia levou 13 anos para completar o primeiro milhão de unidades.
BYD Song Pro terá edição para COP30
O BYD Song Pro Edição Especial COP30 conta com o super-híbrido plug-in flex, inédito no mundo. Sua edição limitada de 30 unidades será doada ao maior encontro global sobre mudanças climáticas, a COP30. O modelo também estreia com o visual reestilizado que foi registrado recentemente no INPI.
Este é o primeiro motor flex do mundo aplicado em uma arquitetura híbrida plug-in de base elétrica. O BYD Song Pro conta com a tecnologia DM-i com tração predominantemente elétrica. Nesse sistema, o motor a combustão funciona majoritariamente como um gerador de energia para a bateria, mesmo durante o deslocamento no modo híbrido.
O sistema flex foi projetado e construído especialmente para o Brasil, em uma parceria entre cientistas chineses e brasileiros. Desenvolvido para funcionar com qualquer proporção de gasolina e etanol, o motor 1.5 flex do BYD Song Pro chegará em breve ao mercado junto com o modelo reestilizado.
"O etanol é um dos maiores diferenciais estratégicos do Brasil na transição energética. Incorporá-lo à nossa arquitetura DM-i representa um avanço histórico: valorizamos a matriz renovável nacional, nossa produção e o agronegócio, além de oferecermos ao consumidor um veículo com maior eficiência, menor impacto ambiental e alinhado à realidade energética do país", destaca Tyler LI, Presidente da BYD do Brasil.