BYD divulga nova meta para fábrica: 50% de peças nacionais até 2027
Montadora chinesa reage às críticas e faz reunião com fabricantes de peças automotivas para selecionar fornecedores brasileiros
A BYD acaba de fazer uma nova promessa no Brasil: alcançar 50% de peças nacionais até 2027. A fábrica de Camaçari, na Bahia, foi inaugurada há quase dois meses, porém ainda não houve a montagem de nenhum veículo para comercialização. Os carros chegam importados da China praticamente prontos. A nova promessa foi feita numa reunião com associados da Abipeças e do Sindipeças.
A empresa lançou a campanha “BYD quer conhecer você” para selecionar fornecedores brasileiros e desenvolver uma cadeia local de suprimentos para a fábrica em Camaçari. Tyler Li e Alexandre Baldy, respectivamente presidente e vice da BYD Brasil, fizeram um seminário on-line com quase 300 representantes da indústria de autopeças.
Cláudio Sahad, presidente da Abipeças e do Sindipeças, disse o esperado: “Toda empresa que quiser produzir no Brasil, utilizando a cadeia de fornecedores locais, será muito bem-vinda e terá nosso total apoio”. A Anfavea (associação das montadoras tradicionais) acusa a BYD de tentar retardar ao máximo a produção dos carros chineses no Brasil.
Mesmo vendendo apenas veículos importados, outro objetivo da BYD é alcançar mais de 200 concessionárias nas próximas semanas. EWsse número já passou de 190.
Incentivos para fornecedores
Além dos detalhes sobre a lista de partes e peças, a BYD apresentou um conjunto de incentivos fiscais para seus futuros fornecedores na Bahia, com o objetivo de impulsionar a cadeia produtiva local e fortalecer a indústria na região. A montadora disse que pode facilitar os contatos de fornecedores com o governo da Bahia para usufruir das políticas tributárias.