BYD anuncia recall de quase 100 mil Dolphin e Yuan Plus na China
Falha de fabricação no sistema de direção gera recall de 97 mil carros da BYD na China; problema não afeta unidades vendidas no Brasil
A BYD fará um recall de quase 100 mil carros na China. A montadora chinesa informou ao órgão chinês responsável pela regulação de mercado que vai recolher quase 97 mil veículos elétricos de uma só vez. O motivo é uma falha de fabricação na unidade de controle de direção dos veículos. A medida não afeta os carros da marca vendidos no Brasil.
O recall envolve unidades do BYD Dolphin e Yuan Plus produzidos na China entre novembro de 2022 e dezembro do ano passado. Em nota divulgada à imprensa, a BYD Brasil esclareceu a situação para o mercado nacional, ressaltando que o recall não inclui modelos exportados para o país.
"Sobre as informações do recall de alguns veículos elétricos Dolphin e Yuan Plus, a BYD Brasil esclarece que trata-se de medida relacionada exclusivamente a carros que circulam na China. São produções diferentes dos veículos para exportações, o que torna o tema apenas do mercado interno chinês, sem relação alguma com os modelos em circulação no Brasil", afirma a montadora, em nota oficial.
De acordo com a Administração Estatal de Regulamentação de Mercado (SAMR), o defeito no componente do sistema de direção elétrica pode apresentar microfissuras, o que pode levar a um curto-circuito e um potencial incêndio no veículo. De acordo com informações da Reuters e da CNN, a solução seria a instalação de uma correção física no sistema, provavelmente com um isolante elétrico.