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BMW i4 M50 é uma fera elétrica com ronco que lembra V8

Para comemorar os 50 anos dos carros M, a BMW lança três carros que são puro prazer ao dirigir (inclusive o elétrico i4)

23 nov 2022 - 09h00
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BMW i4 M50: primeiro contato no Circuito Panamericano
BMW i4 M50: primeiro contato no Circuito Panamericano
Foto: Rockset / BMW

A BMW aproveitou os 50 anos dos carros da divisão M (de Motorsport) para lançar três modelos que são puro prazer ao dirigir. Dois deles são séries especiais M 50 years de modelos com motor a combustão interna, o BMW M3 e o BMW X6 M. Apenas 12 minutos bastaram para esgotar a série, que teve poucas unidades devido ao alto valor dos carros.

A melhor surpresa, entretanto, ficou para o BMW i4. Trata-se do quarto modelo totalmente elétrico da marca alemã – e ele chega em duas versões, sendo uma delas o i4 M50. Tivemos a oportunidades de fazer alguns exercícios na pista molhada com o BMW i4 M50, no Circuito Panamericano (SP), e o carro surpreendeu.

Além de ser um Gran Coupé muito charmoso, o BMW i4 M50 tem um comportamento dinâmico espetacular. A arrancada no modo Launch Control é tão forte que o motorista chega a ficar zonzo, pois a cabeça é empurrada violentamente para trás. O i4 M50 vai de 0 a 100 km/h em míseros 3,9 segundos.

BMW i4 elétrico
BMW i4 elétrico
Foto: BMW / Divulgação

Além de arrancar com tudo, o BMW i4 freia na pista molhado com total segurança, sem nenhum desvio de trajetória, e contorna curvas fechadas com entusiasmo. O ronco é poderoso, pois foi criado para dar ao motorista a sensação de estar num V8, quando na verdade o carro é totalmente elétrico.

Em algumas situações na pista molhada, o carro escapa um pouco de frente ou de traseira, mas era em situação limite, que dificilmente aconteceria numa estrada. O carro é um monstro em termos de aceleração, freios e estabilidade.

O motor que ronca forte, na verdade, não é um – são dois. A versão esportiva do BMW i4 tem 400 kW de potência (544 cv) e 795 Nm de torque. Trata-se de um foguete sobre rodas. A bateria tem 80,7 kWh de capacidade e o alcance é de 510 km. A velocidade máxima é limitada em 225 km/h. Esta versão custa R$ 596.950.

BMW i4 elétrico
BMW i4 elétrico
Foto: BMW / Divulgação

O BMW i4 eDrive40 é bem mais maneiro e tem apenas um motor elétrico, de 250 kW de potência (340 cv) e 430 Nm de torque. Nessa configuração, o belíssimo carro elétrico alemão acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. A bateria tem os mesmos 80,7 kWh de capacidade, permitindo um alcance de até 590 km. Mas este carro não tivemos oportunidade de dirigir no Circuito Panamericano.

A BMW do Brasil avança rapidamente no mundo dos carros elétricos e pretende ter a mesma importância que conquistou no segmento de carros premium: ser líder. Por isso, está investindo em carros que mantém o prazer ao dirigir em alta. Ao volante de um BMW i4 M50 não parece que você está num carro elétrico.

A suspensão é esportiva, o controle de tração funciona 10x mais rápido, a transferência de potência entre os motores ocorre em apenas 15% do giro da roda. A plataforma é específica do BMW i4 elétrico. O sistema One Pedal Feeling é inteligente, ligado aos dados de navegação.

BMW i4 elétrico
BMW i4 elétrico
Foto: BMW / Divulgação

O carro tem rodas especiais aerodinâmicas para reduzir o arrasto. O interior tem uma multimídia gigante de 14,9” e a aplicação do conceito de “simplicidade inteligente”: menos botões, mas não sem botões. O carro tem mais de 40 itens de assistência ao motorista.

Na compra do BMW i4, tanto na versão eDrive40 quanto na versão M50, o cliente receberá dois carregadores elétricos – um de 22 kW para usar em casa ou no escritório e outro de 11 kW, pensado para a casa de campo ou de praia. Segundo dados que a BMW colheu dos “carros inteligentes”, os clientes da BMW rodam em média apenas 25 km por dia. Dependendo do carregador, a recarga pode levar de 19 minutos a 23 horas.

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