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Bertha Benz provou em 1888 que carro é coisa de mulher

Há 137 anos, alemã viajou mais de 100 km com os filhos em seu Patent Motorwagen, considerado como o primeiro automóvel do mundo

26 abr 2025 - 05h01
(atualizado em 28/4/2025 às 18h39)
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O universo do automóvel, assim como a civilização tal qual conhecemos, poderia ter seguido uma direção bem diferente se não fosse o espírito aventureiro de Bertha Benz.

Segundo registros históricos, aos 40 anos a alemã foi a primeira piloto de testes do mundo. Ela era casada com Carl Benz, que ficou conhecido como o criador do automóvel.

Vale dizer que Bertha participou do desenvolvimento do Patent Motorwagen, primeiro carro patenteado da história. Conforme informações da Mercedes-Benz, o modelo foi registrado no início de 1886 e lançado meses depois. Seja como for, havia uma série de incertezas acerca do sucesso, ou não, do novo produto.

Assim, sem o conhecimento de Carl, Bertha partiu em uma épica viagem com o Patent Motorwagen no dia 5 de agosto de 1888. Porém, ela não estava sozinha.

Seus filhos, Richard, de 14 anos, e Eugen, de 15, foram com ela. O trio viajou de Mannheim, na Alemanha, onde a família vivia, e percorreu 104 km na região de Baden-Württenberg até chegar a Pforzheim, cidade onde Bertha nasceu.

Bertha Benz e seu Patent Motorwagen
Bertha Benz e seu Patent Motorwagen
Foto: Reprodução

Solvente como combustível

Como resultado, Bertha realizou o que ficou conhecido como a primeira viagem longa do mundo feita a bordo de um automóvel. Bertha alcançou seu objetivo, que era mostrar a funcionalidade do veículo lançado dois anos antes, mas que não despertava interesse do público. Só que a viagem não foi exatamente um passeio. Afinal, as estradas eram de terra, não havia gasolina e, obviamente, postos de abastecimento.

Portanto, o combustível utilizado na viagem foi um solvente derivado da benzina, que Bertha comprou em farmácias ao longo do trajeto. Isso causou entupimento do tubo de alimentação do motor. Para desobstruir a peça, ela utilizou um grampo de cabelo. Da mesma forma, uma liga de meia foi usada para isolar um curto-circuito em um fio.

Bertha e os filhos conseguiram concluir a viagem. De quebra, essa experiência criou o conceito de lona de freio, a partir de relatos feitos pela aventureira ao marido. Seja como for, na volta de Pforzheim a Mannheim Bertha optou por um caminho mais curto, de 90 km, às margens do Rio Reno. Com isso, conseguiu mostrar que o Patent-Motorwagen era um veículo funcional.

A origem da Mercedes-Benz

Como resultado, a oficina de Carl passou a ser procurada por pessoas interessadas no veículo motorizado. Além disso, graças aos relatos feitos pela mulher e os filhos, Carl implementou várias melhorias no carro.

Segundo a Mercedes-Benz, Bertha Ringer nasceu em 1849, em Pforzheim, cidade no sul da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg. Ela passou a se chamar Bertha Benz em 1872, ao se casar com Carl. Juntos, tiveram quatro filhos. Um ano antes, Carl havia criado a Benz.

Mais de 50 anos depois, em 1926, a fusão com a Daimler, fabricante de motores fundada por Gottlieb Daimler e Wilheim Maybach, formou a Daimler-Benz. Atualmente, a companhia é conhecida como Daimler AG. O grupo é dono de várias marcas de veículos - como, por exemplo, a Mercedes-Benz.

Carroças motorizadas

Vale dizer que os primeiros carros eram fruto de adaptações de carruagens. Porém, a tração animal foi substituída por motores. Assim, o primeiro veículo do tipo é o Patent Motorwagen, criado por Karl Benz e registrado em 1886.

Conforme a Mercedes-Benz, o veículo tinha motor de um cilindro e 954 cm³, com potência de cerca de 0,9 cv. Além disso, chassi e transmissão atuavam de forma integrada. Primeiro carro batizado de Mercedes, o 35 PS tinha um quatro-cilindros formado pela união de dois motores de dois cilindros cada.

Estadão
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