Audi A6 Sportback e-tron chega oficialmente ao Brasil
Sedã com ares de cupê tem motor elétrico de 367 cv; bateria tem capacidade de 100 kWh e pode render até 445 km de autonomia
Até a Audi, quem diria, seguiu a moda e lançou um carro com faróis principais abaixo das luzes auxiliares. Mas, indo além do visual - que traz, também, rodas de 21 polegadas e, pela primeira vez no Brasil, logotipo iluminado na traseira - a novidade aqui é a chegada oficial do A6 Sportback e-tron.
Em pré-venda há três meses, o alemão já está nas concessionárias. Sua versão única de acabamento, Performance Black, custa R$ 649.990.
Considerado o carro com o melhor coeficiente aerodinâmico da história da Audi, com 0,21 Cx, o modelo é também o único da marca disponível com tração traseira no Brasil. Isso, graças ao motor elétrico de 367 cv e 57,6 kgfm de torque posicionado no eixo de trás.
Com tais credenciais, o A6 Sportback e-tron, que é o segundo veículo da Audi construído na Plataforma Elétrica Premium (PPE), a mesma da Porsche, acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e chega a 210 km/h de velocidade máxima.
As baterias de íons de lítio tem capacidade de 100 kWh e garantem até 445 quilômetros de autonomia, de acordo com medições do Inmetro.
A marca informa que o carregamento em corrente direta (DC) de até 270 kW pode ser feito em só 21 minutos. Mérito, aliás, da arquitetura de 800 volts.
Em corrente alternada (AC), no entanto (como no carregador de 11 kW, que vem junto com o carro), o tempo da recarga sobe para cerca de 10 horas. E tem quatro modos de recuperação de energia, no total.
Tecnologias
Em relação aos conteúdos, o A6 Sportback e-tron conta com luzes diurnas Matrix LED na dianteira e lanternas full LEDs com animações na parte de trás, bem como espelhos retrovisores virtuais (câmeras no lugar de espelhos), teto panorâmico com transparência ajustável, memória para o banco do motorista e sistema de som Bang & Olufsen 3D com 16 alto-falantes.
Tem, ainda, ar-condicionado automático de três zonas, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico, volante multifuncional esportivo com parte superior e inferior achatadas e paddle shifts, head-up display, bem como três telas digitais.
Em síntese, o painel abriga quadro de instrumentos (11,9"), central multimídia (14,5") e display para o passageiro dianteiro, com 10,9". Conexão sem fio para smartphones Android e iOS, bem como carregador de celular por indução também estão na lista.
O pacote de assistência ao motorista é completo. Nele, há controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa, câmeras 360°, Audi pre-sense full, assistentes de conversão, tráfego reverso e alerta de saída ("exit warning"), sensor de ponto cego, assistente de estacionamento e frenagem autônoma de emergência.
Agora, o assistente de manobra ("park assist plus") faz tudo sozinho, pois além de controlar direção, acelerador e freios, é capaz até de finalizar manobras iniciadas pelo motorista, ao simples acionamento de um botão no console.
A Audi dá 4 anos de garantia para o veículo e 8 anos para a bateria. O carro tem sete cores para a carroceria e o interior pode ser preto, ou com bancos em tom claro e painel cinza.
Em medidas, por fim, o sedã com ares de cupê tem 4,93 metros de comprimento, 2,14 m de largura, 1,49 m de altura e 2,95 m de entre-eixos - apenas 4 centímetros a menos na comparação com o grandalhão Q7. No porta-malas cabem 502 litros - ou 1.330 l com o banco traseiro rebatido. Na frente, ainda há um compartimento com capacidade para 27 litros.