Ataque hacker faz Jaguar Land Rover parar produção no Reino Unido
Falha de sistema causada por ataque cibernético afeta fábricas da montadora e compromete cadeia de suprimentos; caso segue em investigação
Um ataque hacker ao sistema da Jaguar Land Rover resultou na paralisação temporária das operações da fabricante britânica. O fato causou a interrupção das atividades de produção, cadeia de suprimentos e vendas da montadora, que responde à indiana Tata Motors.
"Estamos trabalhando em ritmo acelerado para reiniciar nossos aplicativos globais de forma controlada", afirmou a Jaguar Land Rover em comunicado. De qualquer forma, não há evidências de roubo de dados de clientes, acrescentou a fabricante.
A JLR afirmou que está trabalhando com especialistas em cibersegurança para investigar a origem do ataque e restaurar os sistemas afetados o mais rápido possível. Os problemas de TI começaram a acontecer na noite de segunda-feira (1). No entanto, a empresa não informou a extensão dos danos, tampouco uma previsão oficial para o retorno total das atividades.
Cabe recordar que a JLR, taxada em 10% pelo presidente Donald Trump para envio de veículos aos EUA, passa por processo de reformulação da marca Jaguar, que não produzirá carros até que uma nova linha totalmente elétrica esteja pronta. A provisão de novos lançamentos da fabricante (que mudou até seu logotipo) fica para 2026.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!