Aston Martin V12 Vantage ganha edição especial de despedida
Com produção limitada a 333 unidades, Aston Martin V12 Vantage estreia com 700 cv e chega a 322 km/h de velocidade máxima – mas já esgotou
Com regras de remissões de poluentes cada vez mais rígidas, a Aston Martin se despede de seu motor V12. A montadora inglesa revelou na última quarta-feira (16) o novo Aston Martin V12 Vantage, uma versão especial que marca a aposentadoria do motor V12 da marca inglesa. Com modificações visuais e mecânicas, o novo esportivo terá produção limitada a 333 unidades, sendo uma delas destinada ao mercado brasileiro.
O destaque do novo Aston Martin V12 Vantage fica sob o capô. O modelo é equipado com um motor 5.7 V12 biturbo que oferece 700 cv de potência e 753 Nm de torque (de 1.800 rpm a 6.000 rpm). Nessa versão, a transmissão automática de 8 marchas da ZF ganhou uma nova programação exclusiva, desenvolvida após as experiências da marca inglesa com os modelos V12 Speedster e Vantage F1 Edition. A tração é nas rodas traseiras.
Outra preocupação da Aston Martin foi a relação peso-potência, que ficou 20% menor do que a do Vantage com motor V8. De acordo com a montadora, o esportivo ganhou algumas modificações para ficar mais leve. Dentre elas, a marca utilizou fibra de carbono nos para-choques dianteiro e traseiro, no capô, nos para-lamas, nas saias laterais e na tampa do porta-malas. O V12 Vantage também é equipado com bateria leve e um novo sistema de escapamento 7,2 kg mais leve do que no Vantage convencional.
Em números, o novo V12 Vantage pesa 1.795 kg, e tem uma relação de excelentes 2,56 kg/cv. E o desempenho é digno de um esportivo: de acordo com a Aston Martin, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e chega aos 320 km/h de velocidade máxima. Para domar o modelo, a Aston Martin equipou o V12 Vantage com novos freios a disco de cerâmica e uma nova calibração de direção, que oferece respostas mais diretas.
Os novos freios são 23 kg mais leve do que os convencionais de aço. O esportivo também ganhou um novo sistema de suspensão de amortecimento adaptativo, incluindo novas barras estabilizadoras 5% mais rígidas na frente e 41% mais macias na parte de trás, novas buchas, molas até 50% mais rígidas na dianteira e 40% na traseira e novos amortecedores.
Por fora, o visual também ganhou modificações. Na dianteira, o V12 Vantage traz uma grade frontal 25% maior. O para-choque também é novo, e traz um spoiler integrado. Já o capô traz entradas de ar e parte do acabamento em fibra de carbono exposta. A carroceria ficou 40 mm mais larga, e as rodas de 21’’ podem contar com acabamento diamantado ou na cor preto acetinado. Elas são equipadas com os pneus Michelin Pilot 4S.
Na traseira, o destaque fica para o enorme aerofólio na tampa do porta-malas e para o novo difusor na parte inferior do para-choque, que conta com saídas duplas de escapamento em posição central. Como opcional, é possível retirar o aerofólio. Por dentro, o Aston Martin V12 Vantage traz de série assentos esportivos revestidos em couro. Também é possível equipar o modelo com bancos leves de fibra de carbono e personalizar detalhes do interior e do exterior através do serviço de personalização sob medida da marca, Q by Aston Martin.
Com produção limitada a apenas 333 unidades – todas já encomendadas – o Aston Martin V12 Vantage será um carro bastante exclusivo. De acordo com a marca, os primeiros exemplares do novo esportivo inglês devem ser entregues aos compradores a partir do segundo trimestre de 2022. Desse total, pelo menos uma das unidades virá ao Brasil, custando cerca de R$ 5 milhões.