Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aston Martin V12 Vantage ganha edição especial de despedida

Com produção limitada a 333 unidades, Aston Martin V12 Vantage estreia com 700 cv e chega a 322 km/h de velocidade máxima – mas já esgotou

17 mar 2022 - 13h06
Compartilhar
Exibir comentários
Aston Martin V12 Vantage
Aston Martin V12 Vantage
Foto: Aston Martin/Divulgação

Com regras de remissões de poluentes cada vez mais rígidas, a Aston Martin se despede de seu motor V12. A montadora inglesa revelou na última quarta-feira (16) o novo Aston Martin V12 Vantage, uma versão especial que marca a aposentadoria do motor V12 da marca inglesa. Com modificações visuais e mecânicas, o novo esportivo terá produção limitada a 333 unidades, sendo uma delas destinada ao mercado brasileiro.

O destaque do novo Aston Martin V12 Vantage fica sob o capô. O modelo é equipado com um motor 5.7 V12 biturbo que oferece 700 cv de potência e 753 Nm de torque (de 1.800 rpm a 6.000 rpm). Nessa versão, a transmissão automática de 8 marchas da ZF ganhou uma nova programação exclusiva, desenvolvida após as experiências da marca inglesa com os modelos V12 Speedster e Vantage F1 Edition. A tração é nas rodas traseiras.

Aston Martin V12 Vantage
Aston Martin V12 Vantage
Foto: Aston Martin/Divulgação

Outra preocupação da Aston Martin foi a relação peso-potência, que ficou 20% menor do que a do Vantage com motor V8. De acordo com a montadora, o esportivo ganhou algumas modificações para ficar mais leve. Dentre elas, a marca utilizou fibra de carbono nos para-choques dianteiro e traseiro, no capô, nos para-lamas, nas saias laterais e na tampa do porta-malas. O V12 Vantage também é equipado com bateria leve e um novo sistema de escapamento 7,2 kg mais leve do que no Vantage convencional.

Em números, o novo V12 Vantage pesa 1.795 kg, e tem uma relação de excelentes 2,56 kg/cv. E o desempenho é digno de um esportivo: de acordo com a Aston Martin, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e chega aos 320 km/h de velocidade máxima. Para domar o modelo, a Aston Martin equipou o V12 Vantage com novos freios a disco de cerâmica e uma nova calibração de direção, que oferece respostas mais diretas.

Os novos freios são 23 kg mais leve do que os convencionais de aço. O esportivo também ganhou um novo sistema de suspensão de amortecimento adaptativo, incluindo novas barras estabilizadoras 5% mais rígidas na frente e 41% mais macias na parte de trás, novas buchas, molas até 50% mais rígidas na dianteira e 40% na traseira e novos amortecedores.

Por fora, o visual também ganhou modificações. Na dianteira, o V12 Vantage traz uma grade frontal 25% maior. O para-choque também é novo, e traz um spoiler integrado. Já o capô traz entradas de ar e parte do acabamento em fibra de carbono exposta. A carroceria ficou 40 mm mais larga, e as rodas de 21’’ podem contar com acabamento diamantado ou na cor preto acetinado. Elas são equipadas com os pneus Michelin Pilot 4S. 

Aston Martin V12 Vantage
Aston Martin V12 Vantage
Foto: Aston Martin/Divulgação

Na traseira, o destaque fica para o enorme aerofólio na tampa do porta-malas e para o novo difusor na parte inferior do para-choque, que conta com saídas duplas de escapamento em posição central. Como opcional, é possível retirar o aerofólio. Por dentro, o Aston Martin V12 Vantage traz de série assentos esportivos revestidos em couro. Também é possível equipar o modelo com bancos leves de fibra de carbono e personalizar detalhes do interior e do exterior através do serviço de personalização sob medida da marca, Q by Aston Martin.

Com produção limitada a apenas 333 unidades – todas já encomendadas – o Aston Martin V12 Vantage será um carro bastante exclusivo. De acordo com a marca, os primeiros exemplares do novo esportivo inglês devem ser entregues aos compradores a partir do segundo trimestre de 2022. Desse total, pelo menos uma das unidades virá ao Brasil, custando cerca de R$ 5 milhões.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade